sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Horário de Verão termina no domingo (18)



As pessoas residentes nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país devem atrasar seu relógio em uma hora a partir da meia-noite de domingo (18), quando acaba o horário de verão. Em vigor desde 15 de outubro, teve como finalidade reduzir o consumo de energia elétrica entre 18 e 21 horas. A mudança sempre acontece no terceiro domingo de fevereiro. Com isso, haverá alterações no horário de voos, programas de TV e expediente bancário. Além do Distrito Federal, 10 estados precisarão adaptar seus ponteiros. 

A população do Norte e do Nordeste não é afetada porque os estados da região não são incluídos no horário de verão. Por isso sofrem com a mudança no horário dos bancos, a Voz do Brasil às 18h no rádio, programas de TV atrasados em uma hora e alterações em voos. 

No final do ano passado, o governo federal sinalizou para a possibilidade de abolir o horário de verão, por não haver consenso quanto à economia de energia elétrica. Apesar disso, acabou apenas abreviando o próximo em duas semanas. O pedido foi do Tribunal Superior Eleitoral, para facilitar a apuração dos votos das eleições deste ano. Com isso, o horário de verão de 2018 passará a ser adotado no primeiro domingo de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário