terça-feira, 31 de janeiro de 2017

PROUNI OFERECE 476 BOLSAS EM FACULDADES DE ILHÉUS E ITABUNA

Inscrições no Prouni vão até dia 3 (Foto Pimenta).

Estudantes que fizeram o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e desejam disputar bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) terão 43 opções de cursos superiores em faculdades de Itabuna e outras 25 opções em Ilhéus. No total, são 476 bolsas integrais e parciais, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). As inscrições para concorrer às vagas começaram hoje (31) e terminam no próximo dia 3.
As faculdades em Itabuna oferecem 327 bolsas integrais e 6 bolsas parciais pelo programa. Dentre as instituições com vagas pelo Prouni, estão a FTC e a Unime. Dentre os novos cursos oferecidos em Itabuna pelo Prouni, está Medicina Veterinária, na FTC, com 2 bolsas, ambas integrais.
Já em Ilhéus, as instituições particulares de ensino superior disponibilizam 69 bolsas integrais e 74 parciais, conforme levantamento feito pelo PIMENTA. As opções são para aulas presenciais e a distância.
Administração e Direito são os cursos que oferecem mais bolsas pelo Prouni em Itabuna, com 31 e 30 vagas, respectivamente. Outras opções bastante concorridas e com bom número de bolsas são os cursos de Enfermagem (23), Engenharia Civil (22) e Psicologia (14).
As maiores ofertas de bolsas em faculdades de Ilhéus são para Enfermagem (15), Direito (14) e Administração (13). Dos cursos mais caros, Odontologia (Faculdade de Ilhéus) tem oferta de 4 bolsas, todas integrais. A mensalidade deste curso custa R$ 1.891,00, segundo informado pela instituição ao MEC.
CRITÉRIOS DO PROUNI

Para participar do Prouni, o estudante precisa ter obtido 450 pontos, na média, no Enem, e não ter zerado a prova de redação.
O candidato precisa, ainda, ter estudado o Ensino Médio em escola pública ou ter sido bolsista integral na rede particular. Pessoas com deficiência podem disputar bolsa, independente da escola em que tenha estudado.
Professores da rede pública e que estejam no exercício da profissão também podem concorrer, sem precisar comprovar renda.
RENDA
A renda bruta familiar mensal não pode ser superior a um salário mínimo e meio para bolsas integrais. Para disputar bolsa parcial, a renda não deve superar três salários mínimos.

Seleção REDA para Professor – BA 2017 terá 7.665 vagas

REDA


Por meio de publicação oficial, a Secretaria da Educação da Bahia e o Instituto Brasil de Educação (IBRAE) firmaram contrato para a execução de um novo processo seletivo para Professor do Estado, pelo Regime Especial de Direito Administrativo – REDA.
De acordo com o documento, o IBRAE será o responsável pela prestação dos serviços técnicos especializados para planejamento, desenvolvimento, execução, aplicação  e entrega de resultados desta nova seleção, que ofertará 7.665 vagas de Professor.
O Instituto receberá pelos serviços prestados o valor referente à taxa de inscrição: cada candidato que concorrer às vagas de nível superior pagará R$ 38,00 e os de nível médio, R$ 29,00. A vigência do contrato será de 180 dias a contar da data de sua assinatura.
As informações estão no Diário Oficial do Estado da Bahia, em 28 de janeiro de 2017, seção de “Licitações”, página (http://diarios.egba.ba.gov.br/html/DO28/DO_frm0.html).

ÚLTIMA SELEÇÃO REDA

O último processo seletivo da SEC-BA foi organizado pela Consultec em 2015 e se destinou ao provimento de 6.145 vagas para funções de Professor. Do total de vagas, 30% foram reservadas aos candidatos negros e 5% às pessoas com deficiência.
As vagas foram as seguintes:
Professor da Educação Básica – 4.616 para profissionais que possuam formação de nível superior completo;
Professor Educação Profissional – 1.282 vagas para nível superior;
Professor Indígena – 247 vagas de nível médio com formação em Magistério Indígena ou formação em nível médio na modalidade normal ou equivalente. O edital informa também que o candidato a essa função deve ser indígena e pertencer, prioritariamente, a etnia da aldeia onde deverá exercer as suas atividades, entre outros requisitos.
O vencimento básico para Professor da Educação Básica e da Educação Profissional (nível superior) na época foi de R$ 962,98, acrescido da Gratificação da Função Temporária, no valor de R$ 300,25, totalizando uma remuneração de R$ 1.263,23. A função de Professor Indígena tem subsídio de R$ 986,61.
Para todas as funções ainda estava previsto o acréscimo, por dia útil trabalhado, de auxílio transporte e, de forma facultativa, a assistência médica do Estado somente para o titular, mediante contribuição mensal. A carga horária semanal dos profissionais será de 20 horas.
A seleção consistiu em prova objetiva, prova discursiva (para as funções de nível superior e de caráter apenas classificatório para a função de nível médio) e prova de títulos (para as funções de nível superior). O prazo de validade do processo foi de um ano, podendo ser prorrogado uma vez.
Sobre o IBRAE
O Instituto Brasil de Educação (IBRAE) é uma instituição sem fins lucrativos, cujas finalidades e objetivos sociais são a educação, o ensino, o conhecimento e o trabalho ganham significativa importância. Atua na realização de concursos, tanto públicos quanto privados, além de processos seletivos em diversas áreas.
Três seleções públicas realizadas pelo IBRAE nos últimos dois anos constituem sua experiência atual: o concurso em andamento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – IFAP, o concurso para o quadro da UEG e o processo seletivo de residência médica do Hospital Santa Marta.
Também atua no recrutamento de estagiários, por ter se credenciado nos órgãos competentes, e na graduação, uma vez que aguarda autorização do MEC para oferecer três cursos: Administração de Empresas, Relações Internacionais e Gestão Ambiental. Nessa perspectiva, o IBRAE também planeja oferecer cursos de pós-graduação. Saiba mais em: http://www.ibrae.com.br

Acaba exibição nacional do Cidade Alerta da Record



A Record decidiu acatar um pedido das afiliadas em todo o Brasil. Em um comunicado emitido internamente às emissoras que retransmitem seu sinal, foi anunciado que a partir de agora o “Cidade Alerta”, apresentado por Marcelo Rezende, não é mais um programa de rede. Automaticamente a exibição nacional e obrigatória por suas afiliadas não é mais necessária. Porém, a Record fez isso impondo uma condição. Todas as emissoras que decidirem não exibir o policialesco terão de criar uma versão própria do programa. A emissora dos bispos só ouviu os apelos de suas emissoras devido as constantes baixas na audiência. As reclamações existiam aos montantes, já que era alegado que a atração só dava importâncias para as notícias de São Paulo, e que isto prejudicava o restante das praças, que perdiam com facilidade para as novelas da tarde do SBT. Com a decisão, assim como acontece com as versões do “Balanço Geral SP”, a exibição não é mais uma exigência. (Notícias ao Minuto)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

MEC DIVULGA RESULTADO DO SISU

MEC divulga resultado do Sisu deste primeiro semestre (Foto Elza Fiuza/Ag. Brasil).

O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está disponível no site do programa. Os estudantes já podem consultar se conseguiram a vaga que pleitearam no ensino superior público. Ao todo, são ofertadas 238.397 vagas em 131 instituições públicas, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais.
Após estudantes manifestarem dificuldades em acessar o sistema, o Ministério da Educação (MEC) decidiu prorrogar o período de inscrição. Inicialmente, o prazo terminaria no dia 27 mas, com as falhas no site, foram prorrogadas até ontem (29). A data do resultado, no entanto, foi mantida. O período de matrícula será de 3 a 7 de fevereiro.
ATRASO 
O MEC não especificou a que horas o resultado seria divulgado. A espera gerou ansiedade nas redes sociais. “A única coisa que o MEC faz com pontualidade é fechar o portão do ENEM e fechar o sisu mas divulgar o resultado nada né”, diz um usuário no Twitter.
Outro comparou o resultado da prova a um novo amor: “Dormi pensando no sisu acordei pensando no sisu, parece até que tô apaixonada de novo…”, diz. “O Sisu deveria dar vaga pra nós só pelo fato da gente ficar de plantão no site”, defendeu outra usuária do microblog.
LISTA DE ESPERA
Os candidatos que não forem selecionados na chamada regular poderão participar, a partir de hoje (30) da lista de espera. Isso pode ser feito até 10 de fevereiro. Esses candidatos serão convocados a partir do dia 16 de fevereiro, caso haja vagas remanescentes.
Para partipar da lista, basta acessar o site e clicar no campo correspondente para acessá-la. É necessário fazer o login com o número de inscrição e a senha escolhidas na hora do cadastro no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A lista é para a primeira opção de curso feita pelo estudante.
O Sisu seleciona os estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cabe a cada instituição definir o cálculo que utilizará para a seleção dos novos alunos. Para participar do processo, o estudante não pode ter tirado nota zero na redação do exame. Ao todo, mais de 6,1 milhões fizeram o Enem em 2016.

Pai espanca filho em Itabuna e é preso por tortura


A 4ª Companhia da PM Califórnia, prendeu em flagrante por tortura, o pedreiro Ivanildo de Jesus da Silva, de 43 anos, neste domingo (29), por volta das 15:30. Ele é acusado de espancar o filho de 12 anos, com uma mangueira de nível. A criança ficou com cortes nas costas, nos braços e no pescoço. Sendo internado em estado grave no Hospital Pediátrico Manoel Novaes. De acordo com a delegada Divanice Dias, quem acionou a PM foram os profissionais da unidade hospitalar, por não aceitarem a situação da vítima. Logo em seguida, os policiais CB Encarnação e equipe, se deslocaram para a residência do agressor e realizaram a prisão. Segundo a policial, a motivação é considerada fútil. “Ele mandou eu lavar os pratos, mas estava com cólicas, sentindo muitas dores, então mandei o menino, mas ele demorou, estava assistindo televisão, por isso, pai não gostou e começou a bater no menino”, revela a esposa em depoimento. Em depoimento, a esposa dele, A. A. dos Santos, ratificou as agressões e acrescentou que os outros filhos de 4 e 6 anos, também foram agredidas, entretanto, amarrados para não intervirem no momento do espancamento. Além disso, ela também relata que não é de agora que o pedreiro é agressivo com a família. O casal convive juntos há 14 anos, tem cinco filhos, o mais velho tem 12 anos, a vítima de tortura neste domingo. A mãe das crianças, revelou revelou em depoimento que, na última semana, Ivanildo de Jesus estava chegando calado e nervoso, sem saber o motivo. Segundo a delegada, Ivanildo de Jesus, pode pegar pena de 4 a 10 anos, de prisão, por se tratar de tortura contra uma criança. (Plantão Itabuna)

HOMEM MORRE ENQUANTO FAZIA MANUTENÇÃO DE ANTENA NO CENTRO DE FEIRA DE SANTANA


Um homem morreu por volta as 8h30 da manhã desta segunda-feira (30), quando realizava um serviço de manutenção na antena da TV Canção Nova, que fica na galeria Isa na rua Conselheiro Franco, centro de Feira de Santana. Segundo informações, dois homens foram até o local fazer a manutenção do equipamento e um deles, identificado como Adélio Lemos do Amaral 66 anos, morreu em cima da antena. 


Ele ficou preso ao cinto e o Corpo de Bombeiros retirou o corpo do local. Ainda não há informações sobre o que causou a morte do homem. Segundo informações, a antena tem aproximadamente 35 metros de altura.

APÓS NOVAS REGRAS, GASTO COM JUROS DO CARTÃO PODE CAIR PELA METADE


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Da Agência Brasil
A economia do consumidor com a nova regra que limita a utilização do rotativo do cartão de crédito poderá chegar a quase 50% em 12 meses. Essa é a diferença que o cliente deixará de pagar ao migrar dos juros mais caros do crédito rotativo para as taxas mais baixas do crédito parcelado.
A partir de abril, as administradoras de cartão de crédito não poderão mais financiar o saldo devedor dos clientes por meio do crédito rotativo por mais de um mês, conforme decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) tomada na última quinta-feira (26).
De acordo com o levantamento mais recente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac), os juros médios do crédito rotativo – cobrado de quem não paga a totalidade da fatura do cartão de crédito – chegavam a 15,33% ao mês no fim de dezembro. Para o crédito parcelado, a taxa média estava em 8% ao mês.
A diferença é maior quanto mais longo o tempo dos financiamentos. Uma dívida de R$ 1 mil na fatura do cartão sobe para R$ 1.534 no crédito rotativo ao fim de três meses. Com a nova regra, pela qual a taxa mais alta – de 15,33% ao mês – incide nos primeiros 30 dias e a taxa de 8% ao mês incide nos dois meses restantes, a dívida aumenta para R$ 1.345,20, diferença de 12,3%.
Ao final de 12 meses, a disparidade é ainda maior. Uma dívida de R$ 1 mil na fatura chegará a R$ 5.537,42 ao fim do período no sistema atual, financiada por meio do crédito rotativo. Pela nova regra, a mesma dívida seria corrigida para R$ 2.689,07, diferença de 51,4%.

CONCURSO DA UFSB TEM ATÉ 697 CANDIDATOS POR VAGA


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O concurso público da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no próximo domingo (5), terá 168,94 candidatos para cada uma das 53 vagas oferecidas. Essa é a concorrência geral.
O cargo mais concorrido é o de assistente em administração para o campus de Itabuna, pelo sistema de cotas. Serão 697 candidatos disputando a única vaga reservada a negros. A menor concorrência é para a vaga de médico psiquiatra, com apenas um inscrito.
As provas do certame serão aplicadas em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). As provas para o nível médio/técnico serão aplicadas das 8h às 13h para nível médio e técnico. Para os cargos de nível superior, candidatos também terão cinco horas para responder as questões, só que das 15h às 20h.
RESULTADO DO CONCURSO
A previsão é de que o resultado do concurso seja conhecido em 22 de fevereiro. As vagas em disputa são para os níveis médio e superior. A remuneração varia de R$ 2.753,81 (médio e técnico) a R$ 4.326,21 (superior). Da Redação.

PANE ELÉTRICA DEIXA ITABUNA SEM ÁGUA

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Uma pane elétrica na região das estações de captação em Rio do Braço e Castelo Novo, em Ilhéus, levou à interrrupção do abastecimento de água em Itabuna, neste domingo (29). “Por este motivo, houve interrupção em todo o sistema, prejudicando o abastecimento de todos os bairros que deveriam receber água neste final de semana”, informou a Emasa em nota.
O fornecimento de energia elétrica na região onde a água é captada foi restabelecido nesta manhã de segunda (30) pela Coelba, segundo a nota da empresa itabunense de saneamento. A captação de água nas estações, ambas localizadas em Ilhéus, deverá ser retomada nas próximas horas, conforme a nota.
Ainda devido à pane, a Emasa deverá publicar em seu site um novo cronograma de abastecimento. Há cerca de duas semanas, a empresa adotou racionamento devido à escassez de chuva na região, segundo o presidente da empresa, Jader Guedes.

sábado, 28 de janeiro de 2017

ITABUNA-BA: Programação do Carnaval 2017


Sexta feira -10.02 

Negaline, Constelação da Bahia, Avalanche, Gera Samba, Tsunami, Babado Novo, Para Tudo e Biskuí. 

Sábado - 11.02 

Armstrong & Banda, Eli Marques, Boyzinho, Busão da Fuleragem, Liu Menezes, Vera Cruz, Lordão, Minha Banda, Sinho Ferrary e Tropa da Bregadeira. 

Domingo - 12.02 

Dak Samba, Uh Comando, Cometa Axé, Jane Monteiro, Descarga Elétrica, Cacau com Leite, Novo Samba, Aline Rosa, Tony Cana Brava (Frank Bahia Gravações).

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Itabunense tira nota máxima na redação do Enem



A baiana Marcela Sousa Araújo de 20 anos, natural de Itabuna, mas que atualmente reside em Salvador é uma dos 77 candidatos que alcançaram nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016. A itabunense fez o primeiro Exame em 2013 e somou apenas 560 pontos na redação e no ano seguinte viu a nota despencar para 480. Depois que decidiu se dedicar e buscar um curso de redação, Marcela somou 920 em 2015 e alcançou os 1000 pontos ano passado. “Eu tenho uma afinidade maior por redação. Isso começou depois que entrei no curso. Fiz o primeiro ano dele [o curso] em Itabuna, e quando mudei para Salvador eu continuei. Muita gente menospreza a redação, mas ela requer tanto quanto as outras matérias”, conta a estudante. “Redação é uma habilidade desenvolvida. O mais importante de tudo é treino”, contou a jovem que já teve duas aprovações em medicina. Mais duas itabunenses conseguiram excelentes notas: Milena, amiga de Marcela, que visa estudar Direito, conseguiu 940 pontos. Já Jéssica cravou 980. Ela quer cursar Arquitetura.

Pesquisadores preveem agravamento da seca no Nordeste entre fevereiro e abril


A seca na Região Nordeste, que já dura cinco anos, deve se agravar ainda mais no período de fevereiro a abril, de acordo com a Previsão Climática Sazonal. O documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal (GTPCS), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). 

As previsões indicam que neste ano haverá menos chuvas na região, causando preocupação com o quadro hídrico. Segundo o documento, a tendência é que os reservatórios do Nordeste não tenham recuperação significativa durante a estação chuvosa, uma vez que as precipitações devem ficar abaixo da média histórica. 

Os pesquisadores alertam para o "acentuado risco" de esgotamento da água armazenada em represas e açudes, entre novembro deste ano e janeiro de 2018, especialmente nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco. *Agência Brasil

MEC prorroga inscrições no Sisu até domingo


O Ministério da Educação (MEC) informou nesta quinta-feira (26), que vai prorrogar o prazo das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até domingo, 29. 

O prazo iria encerrar na sexta-feira, 27, mas muitos candidatos relatavam dificuldades em efetuar a inscrição. O Sisu é utilizado para selecionar candidatos para 238.397 vagas de graduação em 131 instituições públicas, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

O sistema foi aberto na terça-feira, 24, e, desde então, muitos candidatos reclamavam não conseguir acessá-lo. As inscrições seguem até as 23h59 do domingo. 
O resultado está mantido para a segunda-feira, 30. Segundo o MEC, foi identificado que cerca de 700 candidatos tinham notas na base de dados do Enem que registravam participação na primeira e na segunda aplicação do Exame. 

“As inconsistências encontradas no sistema, que dificultavam o acesso de candidatos das primeira e segunda aplicações, foram sanadas”, informou o ministério. 

Até as 18h desta quinta-feira, foram registrados mais de 2 milhões de inscritos e 4 milhões de inscrições – cada candidato pode escolher até duas opções de curso. “O único critério para a aprovação é a nota do Enem. Não importa o dia que o candidato faça a inscrição”, assegurou o ministério.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

BAHIA: MATRÍCULAS DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SEGUEM ATÉ TERÇA-FEIRA

Matrículas para alunos da rede estadual de ensinoNa foto: Matrículas no Colégio Estadual Ruy BarbosaFoto: Carol Garcia/GOVBA

Até o dia 31 de janeiro, estão sendo realizadas as matrículas na rede estadual de ensino. Nesta quinta (26), estão se matriculando os concluintes dos anos finais do Ensino Fundamental (5º e 9º ano). Na sexta-feira (27), será a vez dos novos estudantes do Ensino Fundamental e suas modalidades se matricularem. Nas segunda e terça-feira (30 e 31), a matrícula é direcionada para novos alunos do Ensino Médio e suas modalidades, devendo ser realizada presencialmente em qualquer unidade da rede estadual de ensino. O ano letivo na rede estadual começa no dia 6 de fevereiro.

MATRÍCULA PELA INTERNET

Até esta quinta-feira, os alunos podem ser matriculados também pela internet, para as redes municipais das seguintes cidades: Itabuna, Nordestina, Barreiras, Barro Preto, Barrocas, Brejões, Camaçari, Catu, Dias D’Ávila, Encruzilhada, Eunápolis, Feira de Santana, Glória, Gongogi, Ipirá, Itaberaba, Itapetinga, Lamarão, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Madre de Deus, Mundo Novo, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, São José da Vitória, Serrinha, Simões Filho e Vitória da Conquista.

"Novo Mundo" estreará na quarta-feira


Próxima novela das seis da Globo, Novo Mundo vai estrear numa quarta-feira, 22 de março. Será a primeira vez que uma trama do horário não entra no ar numa segunda-feira desde 1977. A última produção a fugir da regra que vigorou nas últimas quatro décadas foi Sinhazinha Flô, que debutou numa terça. No ano passado, a Globo rompeu com o padrão de estreias às segundas das novelas das sete, exibindo o primeiro episódio de Haja Coração numa terça. Agora, faz o mesmo com os folhetins das seis.

Prevista inicialmente para terminar em 10 de março, Sol Nascente ganhará nove capítulos e terá o derradeiro exibido numa terça-feira, 21 de março.

Com a mudança, a emissora tentará evitar o lançamento da novela na mesma semana que a Record colocará no ar sua próxima trama bíblica, O Rico e Lázaro. As duas produções irão ao ar em horários diferentes, mas, se estrearem na mesma semana, disputarão espaço na imprensa e a atenção do público mais noveleiro, que confere as novelas de todas as emissoras.

A Globo nega que tenha programado a estreia de Novo Mundo para uma quarta por causa da Record. Segundo seus executivos, trata-se apenas de uma nova estratégia para as tramas da seis e das sete, seguindo o que já aconteceu com Haja Coração e Rock Story (que estreou numa quarta). Os resultados no Ibope têm sido melhores.

De fato, a Globo nunca divulgou que Sol Nascente terminaria numa sexta. Igualmente, não anunciou que Novo Mundo entraria no ar numa segunda, 13. E a Record também não confirmou que estreia de O Rico e Lázaro será na semana de 13 a 17 de março _anunciou apenas que a nova produção não entrará mais no ar em fevereiro, como previsto.

Primeira novela assinada por Alessandro Marson e Thereza Falcão, Novo Mundo será inspirada na vinda da Família Real portuguesa para o Brasil, no início do século 19. Na trama, com toques de Piratas do Caribe, Chay Suede será um ator que embarca no mesmo navio que traz ao Brasil a princesa Leopoldina (Leticia Collin). Ele se apaixona pela professora de português de Leopoldina (que era austríaca), Anna Millman (Isabelle Drummond). Caio Castro interpretará dom Pedro.

TRAGÉDIA: Criança de 11 anos morre ao cair do 20º andar de prédio na Bahia



Uma criança de 11 anos morreu após cair do 20º andar do edifício Mansão Torre do Horto, no bairro do Horto Florestal, em Salvador, por volta das 18 horas desta quarta-feira (25), segundo informações do site Bocão News.

De acordo com a Central de Polícia, guarnições da 26ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT), e também do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) estão no local. Segundo informações preliminares, a vítima estava com uma funcionária e um pintor no local.

FLORESTA AZUL: SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO RESPONDE A ATAQUES DA OPOSIÇÃO

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A professora Thalita Silveira, atual secretária de educação do município de Floresta Azul, garante que a sua gestão à frente da secretaria tem como meta, melhorar as condições de alunos e professores da rede municipal.

Segundo Thalita, a política já passou, agora é hora de planejar e botar pra funcionar toda a estrutura da educação, visando receber bem o alunado no começo do ano letivo programado pra março. “Vamos fazer as reformas necessárias. Teremos uma grande Jornada Pedagógica, onde iremos envolver toda a rede. Vamos qualificar a merenda escolar, incluir o café da manhã para os alunos da Zona Rural, e o principal, trabalhar para reduzir a evasão escolar, que está muito grande em nosso município.”

A secretária ressalta que, a população de Floresta Azul precisa ser informada sobre a realidade dos problemas encontrados nas escolas. “Para mim, Talita, é mais importante consertar o telhado de uma escola, do que pintar e, dizer que está tudo bem. Mas cada pessoa pensa de uma forma”, ilustra.

PROBLEMAS ENCONTRADOS

Os problemas encontrados são reais. A Quadra de Esportes do CEFA, é um exemplo disso, precisa ser urgentemente reformada. Contra fatos não há argumentos. A quadra, os banheiros e vestiários completamente destruídos. Por outro lado, o telhado do CEFA, no deposito da secretaria, bem como em outra sala, apresenta sérios riscos de desabamento. Livros amontoados, sala com fios elétricos descobertos e, o pior, 10 computadores, da marca Positivo, jogados há oito anos, num canto a espera de instalação.

Na Escola João Alves, vizinho ao CEFA, a a obra da sala de informatica está parada, e a construção do Infocentro está abandonada. Esses são alguns dos problemas.
“Citamos os problemas. As fotos falam por si só. Cabe a nós, a prefeita Dra. Gicelia, e a mim, informar a comunidade. No mais, é trabalharmos juntos para mudarmos essa realidade, dando um novo rumo a educação de Floresta Azul” desabafa Thalita Silveira.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Carnaval antecipado de Ilhéus será nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro

 


Isso foi o que afirmou o secretário municipal de Comunicação, Alcides Kruschewsky, ao blog do Gusmão, nesta quarta-feira (25).
De acordo com o blog, Alcides teria afirmado que a antecipação do festejo tem como objetivo a economia, já que, “tanto a estrutura quanto as atrações da festa custam menos sem a concorrência do período regular do Carnaval, quando cidades como Salvador contratam centenas de artistas, fornecedores e prestadores de serviços”.
Ainda segundo o secretário, com um investimento de R$ 400 mil para a festa em Ilhéus, o governo estadual vai contratar a maioria das atrações e fornecerá parte da estrutura. A contrapartida da prefeitura, ressalta Alcides, será a contratação dos artistas locais e dos grupos tradicionais do Carnaval ilheense, além do apoio logístico para o evento.
As atrações do carnaval ainda não foram divulgadas.

Barragem do rio Colônia estará concluída até o início de maio


O prefeito Fernando Gomes esteve visitando em companhia de vereadores, de secretários municipais e técnicos do governo e da Emasa o canteiro de obras da barragem do rio Colônia, em Itapé, que está sendo executada através de um consórcio numa parceria entre o governo do estado e Embasa, com recursos do Governo Federal e Estadual. A obra estará concluída até o início de maio deste ano e vai assegurar a perenização do Cachoeira, garantindo o abastecimento de Itabuna durante os períodos de estiagem prolongada. A comitiva era integrada pelo presidente da câmara de Vereadores de Itabuna, Francisco Reis; pelo vereador Júnior do Trator, pelo presidente da Emasa, Jader Guedes; além dos secretários Desenvolvimento Urbano, Viação e Obras de Sustentabilidade Econômica e Meio-Ambiente, John Vinícius Nascimento, que foram recebidos pelo diretor do Consórcio Rio Colônia, Mauro Prates, que fez uma explanação sobre o andamento das obras que estará concluída no final de abril ou no início de maio. A obra tem um custo estimado de R$ 35 milhões – sem computar os gastos com desapropriações de terras e infraestrutura de estradas e energia- e emprega hoje cerca de 140 trabalhadores, com acompanhamento de uma equipe de engenheiros. Prates explicou ao prefeito e aos integrantes da comitiva que a obra é executada pelo Consórcio Rio Colônia, que reúne a Metro Engenharia, Tectran Engenharia, CTA Empreendimentos, numa parceria com a Embasa. A barragem terá uma altura de 21,4 metros, com um volume de 35 mil metros cúbicos de concreto, formando um espelho d’agua de 25 quilômetros quadrados e um lago de 63 milhões de metros cúbicos, que vai permitir a perenização e regularização da vazão do rio Cachoeira, que é formado pelos rios Salgado e Colônia.

Estado e prefeitura discutem municipalização de seis escolas


A secretária de Educação de Itabuna, Anorina Smith Lima participa amanhã, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, de um encontro com técnicos e dirigentes da Secretaria de Educação do Estado para discutir a proposta de municipalização de seis escolas da rede estadual e que seriam transferidas para o município. Segundo a secretária, “vamos ver a proposta e avaliar a possibilidade técnica da municipalização de unidades escolares hoje pertencentes à rede estadual de ensino, o que envolve uma série de fatores e custos financeiros que poderão ser transferidos para o município”, finalizou.

ITABUNA: GILSON ASSUMIRÁ CIRETRAN E JOSEFINA NRE

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O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) decidiu realizar algumas mudanças nos seus cargos do governo do estado em Itabuna. Nos próximos dias as mudanças serão publicadas no diário oficial do estado.

O advogado Edmundo Tavares deixará o comando da Ciretran, no seu lugar assumirá Gilson Nascimento, que já comandou o órgão de 2011 a 2015. Já Solange Sampaio deixará o comando do Núcleo Regional de Educação 05 (antiga Direc 7), no seu lugar assumirá a ex-prefeita de Coaraci, Josefina Castro.

Segundo uma fonte, os dois ocupantes dos cargos já foram informados, e já estariam preparando os tramites para a transição.

HOSPITAL DO CACAU SERÁ INAUGURADO EM JUNHO

Obras do Hospital do Cacau serão entregues em junho (Foto José Nazal).

Acesso liga hospital e rodovia.

O governador Rui Costa inaugurará, em junho, durante o aniversário de Ilhéus, a primeira fase do Hospital do Cacau, na Rodovia Ilhéus-Itabuna. O cronograma da obra está adiantado. Nesta semana, começou a pavimentação do acesso que liga a rodovia ao hospital.
O hospital terá 180 leitos, dos quais 30 serão Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O governo está investindo cerca de R$ 80 milhões apenas na construção. A capacidade de atendimento na rede hospitalar estadual dobrará, na região, com a inauguração da unidade.

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

3 de cada 4 alunos não sabem matemática do 9º ano em 85% dos municípios

 | Daniel Castellano / Arquivo Gazeta do Povo

Os números são alarmantes. Apesar de pequenas melhoras nos últimos anos, 85,3% dos municípios brasileiros têm menos de 25% dos estudantes com aprendizagem adequada em matemática no 9º ano do ensino fundamental, incluindo escolas públicas e privadas. Essa deficiência aumenta no ensino médio, onde apenas 7,3% dos alunos no país conseguem superar o mínimo de conhecimento considerado adequado para essa etapa.
“Esse resultado reafirma a necessidade de políticas específicas para cada uma das etapas [da educação básica] para dar saltos expressivos em qualidade. Só colocar as crianças dentro das escolas, que é um avanço, mas continuar a escola com um modelo antiquado não vai dar certo”, diz Ricardo Falzetta, gerente de conteúdo do Movimento Todos pela Educação, entidade que acompanha os percentuais de alunos nos municípios com proficiência adequada em matemática e língua portuguesa.
O cenário em língua portuguesa é um pouco melhor, mas também deixa muito a desejar. Em 43,5% dos municípios, 3 em cada 4 alunos não têm aprendizagem adequada nesta disciplina; em outros 50,6% dos municípios, a quantidade de estudantes com aprendizagem adequada não passa da metade do total de alunos. O desempenho no 9º ano considerado adequado na análise é de 275 pontos em língua portuguesa e 300 pontos em matemática, número estipulado a partir da média conquistada por alunos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em avaliações internacionais, como o Pisa.

Matemática: tendão de Aquiles

A matemática está longe de ser um bicho-de-sete-cabeças. O que faz com que muitos brasileiros afirmem não gostar da matéria ou não entender é fruto de uma série de fatores. O primeiro deles é a formação deficiente dos professores nas universidades.
“Mais do que dar a resposta pronta, o professor precisa instigar o aluno para que ele aprenda a ter raciocínio lógico e chegue à resposta, mas ainda vemos professores centrados no conteúdo, repetindo exercícios e achando que o aluno está aprendendo matemática, também nas escolas particulares, mas não é verdade”, afirma o professor Gilmar Bornatto, coordenador do curso de Matemática da PUCPR. “Isso precisa ser ensinado na formação inicial do professor”.
Outro ponto seriam as condições de trabalho dos professores, que tornam quase impossível implantar melhorias no ensino. “Como alguém pode adaptar qualquer coisa [diferente para melhorar a aprendizagem] se precisa trabalhar 80 horas por semana, em três ou quatro escolas diferentes para, efetivamente, conseguir sobreviver?”, pergunta Carlos Eduardo Mathias Motta, do departamento de Matemática Aplicada da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro, pesquisador em novas tecnologias de ensino, em entrevista por e-mail. “Não podemos deixar de fora a valorização do professor, que se dá por meio de melhores salários e condições de trabalho, que permitiriam a ele ter tempo para executar seus estudos e planejamentos de forma satisfatória”, completa.
Ao mesmo tempo, falta, principalmente nas escolas públicas – ainda que isso também aconteça em algumas particulares –, uma avaliação do desempenho do professor em sala de aula. “Deveria haver uma avaliação anual do professor, para ver se ele sabe conhecimentos básicos, e encaminhar para reciclagem caso isso não aconteça. Hoje temos professores de matemática que estão resolvendo errado uma equação de segundo grau, por exemplo”, alerta Gilmar Bornatto.

Da parte do aluno, a matemática é uma ciência que demanda um trabalho extra em casa. Nesse cenário, estudantes de famílias mais vulneráveis economicamente ou com pais sem ensino superior terão mais dificuldade para insistir nos estudos ou tirar dúvidas que apareçam.

A pior fase de todas: o ensino médio

Na última etapa da educação básica, o desempenho em matemática piora ainda mais, o que não é uma novidade. “Já há bastante tempo que uma das coisas mais difíceis de serem feitas no Brasil é montar um teste de matemática no nível de 3ºano do ensino médio. Se não fossem pelos itens de 9ºano do ensino fundamental que a tais testes são comuns, praticamente haveria apenas respostas aleatórias. A proficiência média dos egressos do ensino médio brasileiro é pouco maior do que a proficiência média dos egressos do ensino fundamental”, aponta Carlos Mathias, da UFF.
Para o professor, as políticas públicas devem centrar-se em reduzir a evasão escolar no ensino fundamental e no 1º ano do ensino médio por meio de um currículo mais atraente para os estudantes e que, de fato, faça com que eles sintam que valha a pena permanecer na escola.

Avanço até o 5º ano

O levantamento confirmou a melhora nas notas tanto de português quanto de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Entre 2005 e 2015, caiu de 62,6% para 13,7% o número de municípios com mais de 75% dos alunos sem conhecimentos suficientes em língua portuguesa no 5º ano fundamental. A melhora em matemática também é significativa: nos dez anos, o número de municípios com mais de 75% dos alunos sem proficiência adequada na disciplina caiu de 86,1% para 30%.
O estudo confirmou ainda um dado comprovado em outras pesquisas: municípios com famílias de nível socioeconômico mais alto têm melhores notas do que aqueles com populações mais pobres.

46% dos professores não têm formação na matéria que ensinam


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Quase a metade dos professores do ensino médio do país dá aulas de disciplinas para as quais não tem formação específica. O problema atinge redes públicas e escolas privadas e é mais grave em algumas matérias, como física.
Dos 494 mil docentes que trabalham no ensino médio, 228 mil (46,3%) atuam em pelo menos uma disciplina para a qual não têm formação. O número de professores com formação adequada em todas as aulas dadas representa 53,7% do total.
Quase um terço (32,3%) só dá aulas em matérias para as quais não tem formação específica. Outros 14% se desdobram entre a área em que são titulados e outras para as quais não são habilitados. Os dados são do Censo Escolar de 2015 e foram tabulados pelo Movimento Todos Pela Educação. Na comparação com 2012, o quadro praticamente não se alterou.

Esse cenário pode representar um desafio para a diversificação prevista na reforma do ensino médio, em trâmite no Congresso Nacional por medida provisória. Pela reforma proposta, as redes e escolas terão que criar linhas de aprofundamento por área de conhecimento.
Os alunos deverão escolher a área de interesse (entre Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e ensino técnico). Essa parte flexível deve responder por 40% da grade. “Essas linhas de aprofundamento exigem um conhecimento além do trivial, o que vai demandar um professor que entenda das disciplinas e seja bem formado”, diz a presidente do Todos Pela Educação, Priscila Cruz.
MATÉRIAS
Sociologia, filosofia e artes registram os piores resultados. Física e química aparecem na sequência, com um número maior de docentes sem habilitação para a área. Somente 27% dos professores que lecionam física no Brasil, por exemplo, têm a formação na área. Há mais licenciados em matemática dando essas aulas: são 29,8%. Em todo o país, 67,5% dos professores de matemática têm formação na área.
Mato Grosso e Bahia têm os menores percentuais de adequação, na média de todas as disciplinas. Na outra ponta, Paraná e Distrito Federal contam com as melhores condições. A situação de titulação adequada não é muito melhor na rede particular. As escolas privadas têm, na média, 58% dos professores com formação em todas as disciplinas que lecionam.
A rede federal, onde estuda somente 1,9% dos alunos do ensino médio, apresenta os melhores resultados, com 73% dos professores nessas condições. Nas escolas estaduais, o percentual é de 53%. As redes ligadas aos Estados concentram 84% das matrículas da etapa.
Segundo Luís Carlos de Menezes, professor da USP e pesquisador de formação docente, os dados são preocupantes. “As aulas ficam muito comprometidas, porque esses professores não dominam os conteúdos mais interessantes das disciplinas.”
O principal motivo para essa situação é a baixa atratividade da carreira, diz Menezes. “Os profissionais de todas essas áreas existem, mas eles decidem fazer outra coisa da vida, e não dar aulas.”
Um estudo de 2014 do professor José Marcelino de Rezende Pinto, também da USP, concluiu que há profissionais titulados em número suficiente para todas as áreas (com exceção de física). As condições da carreira, entretanto, afastam essas pessoas da docência.
Um professor recebe até 39% a menos do que a média das pessoas de outras carreiras com o mesmo nível de escolaridade. A docência atrai, por consequência, os jovens com os piores desempenhos no ensino médio.
No ensino fundamental, 41% dos professores dão aulas em matérias para as quais não têm formação. “É importante ressaltar que essa é uma visão quantitativa, e não dá conta de explicar a qualidade do docente e das aulas”, completa Priscila Cruz.
ESFORÇO
O MEC (Ministério da Educação) não tem um plano específico de formação de professores para atender as linhas de aprofundamento previstas na reforma. A pasta ressalta, entretanto, que a situação pode ser melhorada com um esforço dos Estados e dos municípios, com apoio da União, e com cursos de complementação pedagógica.
“Isto resolve, em grande medida, questões ligadas ao conteúdo que os professores precisam dominar, assim como a didática que eles precisam conhecer para poder ensinar”, afirmou, por meio de nota, a secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro.
META ATÉ 2024
O PNE (Plano Nacional de Educação) prevê que todos os professores da educação básica possuam formação específica, de nível superior, até 2024. Dos 2,2 milhões de professores do país, aproximadamente 24% dos professores sequer possuem formação de nível superior.
Para monitorar essa meta, o Movimento Todos pela Educação fez a análise a partir das disciplinas dadas nas escolas -e não só da titulação dos professores. Considerou, assim, o número considerável de docentes que dá aulas em mais de uma matéria.
Encarar o desafio de ter professores com formação adequada envolve não só melhorias nos salários e na carreira docente, de forma a atrair estudantes para os cursos de licenciatura. Mas também a qualidade e formato das formações inicial e continuada desses profissionais.
“A gente tem de caminhar para uma formação de professores por áreas [de conhecimento]”, defende Priscila Cruz, do Todos pela Educação. “Isso garante que esse professor tenha certa flexibilidade e também favorece a abordagem por projetos”.
Já há algumas experiências de cursos de formação de professores por área no país, como na Faculdade Sesi de São Paulo. O aluno entra para se formar em ciências da natureza, ciências humanas, linguagens ou matemática.
O PNE descreve a formação ideal como “curso de licenciatura na área de conhecimento”. Os dados do Todos Pela Educação também consideram como adequado o bacharelado com complementação pedagógica na área. Aprovado em 2014, o PNE traça metas para a educação a serem alcançadas no prazo de dez anos.
ESCOLHA DE CARREIRA OU NECESSIDADE
O professor da rede estadual paulista Marcos Brites, 50, é formado em biologia e em matemática, mas lecionou física nos últimos três anos. Não foi uma escolha de carreira, mas uma necessidade. Com falta de professores da área na rede estadual, o professor decidiu assumir aulas de física para não ter de se dividir em quatro escolas ao longo da semana. Ele já trabalha em três unidades da rede estadual na região metropolitana de São Paulo.
“Preferia dar aulas na minha área, mas peguei as aulas por necessidade. Tive que voltar a me atualizar, rever vários conceitos para que eu pudesse dar o melhor de mim para os alunos”, diz ele, que atua em salas dos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.
Brites chegou a cursar aulas de física no curso superior de biologia, o que o habilita a pegar aulas da matéria pelas regras vigentes. Mas, mesmo com a experiência de 31 anos de docência na rede pública, ele mesmo avalia que não é a melhor opção. Sobretudo para seus alunos.
“Há vários assuntos da física, como acústica, eletromagnetismo, a parte de ótica, que eu sequer tive no meu curso superior”, diz. “Tem sido grande desafio, mas dou o máximo de mim.”
No Estado de São Paulo, levando-se em conta rede pública e privada, 45% dos professores do ensino médio não têm formação específica na área em que atuam. Em física, por exemplo, 71% não têm formação específica.
As aulas têm sido dadas por profissionais com outras formações, como é o caso do professor Brites. Sociologia e filosofia apresentam os piores indicadores. Professores sem a titulação adequada representam 88% e 77% dos docentes nas duas disciplinas, respectivamente. Por outro lado, as aulas de educação física no Estado têm 90,4% dos professores com formação adequada. Em língua portuguesa, esse percentual é de 86,4%.
A secretaria de Educação do governo Geraldo Alckmin (PSDB) defendeu que uma indicação do Conselho Estadual de Educação permite que docentes com 160 horas de formação em disciplinas correlatas assumam a função em caso de “necessidade”. “A prioridade é que os docentes assumam as aulas de sua formação”, informou, em nota, a pasta.
Segundo a secretaria, mais de 97% dos professores da rede estadual têm formação superior completa. No entanto, não necessariamente atuam nas disciplinas para a quais são formados. O governo Alckmin autorizou em outubro a convocação de 20,9 mil professores. Eles haviam sido aprovados em um concurso realizado em 2013, mas ainda estavam na fila de espera.
A rede conta atualmente com 210,9 mil docentes, de acordo com dados de dezembro. Os professores da rede estadual paulista não recebem reajuste salarial desde meados de 2014. A regra do Conselho Estadual de Educação com relação à formação adequada dos professores também vale para as escolas particulares.