sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

ITABUNA: 1ª AULA DA ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE ESCOLAR ACONTECE NESSA SEXTA

31 alunos foram selecionados para compor a primeira turma de Saúde Escolar da UESC - Foto Eric Souza

O auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itabuna foi palco-cenário, nesta sexta-feira (08) da Aula Inaugural do Curso de Especialização em Saúde Escolar da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). O curso, resultado direto de uma parceria estabelecida entre a universidade, através do Núcleo Jovem Bom de Vida e a Prefeitura de Itabuna, através das Secretarias de Saúde e Educação, contempla 38 discentes aprovados em processo seletivo regido pela própria UESC. A maior parte desse quadro é composta por servidores públicos de Itabuna.

“O início das aulas pontua uma das ações mais importantes da área de Saúde Pública em Itabuna, que é um curso de pós-graduação, construído em parceria, capaz de trazer profissionais de duas áreas importantes para aguçarem os seus olhares para a atenção básica, para a prevenção”, disse Michele Menezes, coordenadora administrativa do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, que representou a secretária municipal, Lísias Miranda São Mateus.

O prefeito Fernando Gomes esteve representado pela secretária da Educação, professora Anorina Smith Lima e a reitora da UESC, professora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, esteve representada pelo pró-reitor de Extensão, o professor Alessandro Fernandes Santana.

Na oportunidade, a professora Anorina Smith pontuou algumas situações sob as quais a ação de um profissional especializado em Saúde Escolar será bastante incisiva: “Temos duas situações no ambiente de aula, na rede municipal de ensino, que são bastante peculiares, e eu tenho a certeza de que essas situações serão debeladas a partir de um olhar científico por parte dos discentes desse curso, que são a questão da Educação Inclusiva, pois queremos que o próprio sistema público de Saúde esteja efetivamente presente no ambiente escolar, interferindo e orientando a qualidade de ensino entre os estudantes que possuem especificidades; e o outro ponto é a questão da violência nas escolas, que tem interferido diretamente nos planejamentos, nas aulas e na própria ordenação da rede”, disse a secretária, indicando que Itabuna possui atualmente cerca de mil alunos com algum tipo de deficiência e somente 450 estudantes com um diagnóstico traçado por equipes médicas.

Para o professor Alessandro Fernandes, o grande ganho desta parceria conduz-se justamente a partir do chamamento de profissionais para um curso de especialização cujo resultado final será a elaboração de dezenas de propostas de intervenção, soluções concretas para problemas que atingem diretamente os espaços escolares, a saúde dos educandos e o dia-a-dia das famílias. “A universidade só serve se for para servir. Por isso, nós destacamos aqui um trabalho em rede, um curso preocupado com as questões da saúde na escola e o convite, desde já, para que os novos estudantes de pós-graduação desenvolvam artigos e monografias que versem sobre problemas e soluções”, disse. O pró-reitor destacou ainda o fato do curso de Especialização em Saúde Escolar estar sendo realizado numa universidade que, hoje, já é reconhecida pelo Ministério da Educação como a segunda melhor do Estado da Bahia.

As aulas do novo curso acontecerão sempre em Itabuna, com encontros presenciais uma vez por mês. A expectativa dos coordenadores é a de que esta seja a primeira de muitas turmas; a própria UESC já sinaliza que a qualidade das pesquisas determinará a chegada de um Mestrado na área de Saúde Escolar. Com informações da Assessoria de Comunicação – SMS Itabuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário