segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Dia da Consciência Negra: entenda a história por trás do 20 de novembro



Desde 2003, o dia 20 de novembro ficou conhecido com o Dia da Consciência Negra. A data comemorativa foi estabelecida pelo projeto de Lei nº 10.639, quando foi instituído nas escolas do país o ensino da história e da cultura afro-brasileiras. A data, aliás, faz referência a um personagem de grande relevância na história brasileira: Zumbi dos Palmares.
Para quem não sabe, Zumbi era o líder do Quilombo dos Palmares, um refúgio para escravos que fugiam de seus donos no período colonial e que ficava localizado na Serra da Barriga, na então Capitania de Pernambuco. A região hoje em dia pertence ao município de União dos Palmares, no estado de Alagoas.

Foi exatamente no dia 20 de novembro de 1695 que o líder do quilombo faleceu. Ele estava em meio a um combate, defendendo seu povo e sua comunidade contra os escravagistas quando perdeu a vida.

Por que o Dia da Consciência Negra é importante?

Estudiosos afirmam que a criação do Dia da Consciência Negra no Brasil serve como um lembrete de conscientização e de reflexão a respeito da relevância da cultura e do povo africano na formação de nossa própria cultura.
Afinal, os africanos trazidos nos navios negreiros durante o período colonial influenciaram diretamente nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país.
Essa também foi uma ação determinante para o reconhecimento da importância de Zumbi dos Palmares e de outros personagens negros em nossa história.
Embora a abolição da escravatura só tenha acontecido oficialmente em 1888, é importante saber que ao lado os personagens históricos brancos (exaltados nos livros de História), os negros também foram decisivos, resistindo e lutando contra a opressão e as injustiças da escravidão muito antes de se tornarem livres.

Dia 20 de novembro é feriado?

Existe um projeto de lei (296/15), de autoria do deputado Valmir Assunção (PT-BA), que tenta transformar o Dia da Consciência Negra em feriado nacional. No entanto, o projeto ainda está em tramitação.
Enquanto isso, o dia 20 de novembro é considerado feriado apenas em alguns municípios e Estados que aprovaram leis específicas sobre a data. Em todo o Brasil, por exemplo, apenas 5 Estados e alguns municípios param pelo Dia da Consciência Negra, como o Rio de Janeiro, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário