segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Vaca dá à luz três bezerros na Bahia; caso raro ocorre a cada 100 mil gestações



Em uma situação rara, que ocorre a cada 100 mil gestações de bovinos, uma vaca deu à luz três bezerros no município de Poções, no sudoeste da Bahia.

O caso ocorreu na Fazenda Boa Sorte, que conta com 13 vacas no rebanho. Entretanto, foi o animal que tem o nome de Jabuti que foi responsável pela rara gestação.

Aos 66 anos, Ademário Pires, que há mais de 30 trabalha como vaqueiro, nunca viu uma situação semelhante. "A primeira vez eu vim ver foi essa semana agora que passou".

Essa é a segunda vez que a vaca Jabuti dá à luz. Na primeira gestãção, tudo ocorreu dentro da normalidade, com o nascimento de um bezerro.

O veterinário Diego Alves explica o motivo pela qual a última gestação da vaca chama tanta a atenção. "A cada 10 mil, você tem o parto gemelário de gêmeos e cada 100 mil você tem parto de trigêmeos ou quadrigêmeos, até porque 95% [dos nascimentos] em monta natural é só um bezerro por vaca".

Durante a gestação, ninguém percebeu que a vaca esperava três animais. Os bezerros nasceram grandes, com cerca de 25 quilos cada. "Nasceram bem grandes, bem fortes. Todos saudáveis e em ótimo estado clínico", diz o veterinário.

O dono da vaca, Mario Sérgio de Araújo, ficou com medo da rejeição de algum dos filhotes pela mãe. "E agora? Será que ela vai pegar os três bezerros? Para minha surpresa, ela pegou os três bezerros".

Jabuti é da raça Girolando, que é muito conhecida pela produção de leite. Só essa vaca, produz 12 litros de leite por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário