terça-feira, 19 de setembro de 2017

ITABUNA-BA: Segurança no trânsito é uma prioridade de governo para o prefeito



Ao considerar que a segurança no trânsito é uma prioridade para o governo municipal, o prefeito Fernando Gomes lamentou na abertura da 13ª Semana Nacional do Trânsito, a ocorrência todos os anos de milhares de mortes no país e em Itabuna, que poderiam ter sido evitadas. No caso de Itabuna, ele elogiou a parceria da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran), com o 15º Batalhão da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Estadual, Samu, Sest/Senat, Day Horc, FTC, Unime, Lions Clube e outras instituições no sentido de realizar ações educativas e ao mesmo tempo punir aos motoristas infratores.

O prefeito destacou que no país existem muitas leis, que não são cumpridas e acabam desrespeitadas por motoristas e motociclistas infratores, que deveriam ser punidos com rigor. Para o prefeito, uma saída para o combate à violência nas estradas e nas ruas passa pela educação e Itabuna dá um passo neste sentido ao investir no programa da Cidade Universitária.

Ele cobrou ainda uma posição das autoridades do trânsito no sentido de evitar os acidentes de motos, por pessoas que desrespeitam as normas de segurança e acabam gerando riscos para os condutores, passageiros e pedestres. Fernando Gomes citou que em Itabuna, só um motociclista tem o registro de mais de R$ 6 mil de multas, “uma questão grave e que para ser solucionada depende da mobilização de todos”. Também lembrou como exemplo, que dirige desde 1958, sem nunca ter virado ou batido o carro.

A Semana do Trânsito em Itabuna foi aberta com uma exibição dos Falcões da FICC, fazendo a execução do Hino Nacional e de Itabuna, seguida de uma performance apresentada por alunos do Grupo Escolar Maria Creuza, da Urbis IV. O secretário de Segurança, Transporte e Trânsito, Cláudio Dourado, agradeceu ao apoio do prefeito e a todos as parceiros que contribuíram para o sucesso do evento, que tem como foco a educação para o trânsito e a mobilidade urbana, uma prioridade do prefeito Fernando Gomes.

Dourado anunciou ainda a entrega de 12 motos para a equipe da Sesttran, lembrando que o tema deste ano da campanha “é que nossa escolha faz a diferença e essa é a nossa opção para difundir informações, bem como as noções sobre a segurança no trânsito e o respeito à legislação vigente”.

Também falaram sobre a importância da Semana do Trânsito, a secretária da Educação, Anorina Smith Lima; o inspetor Marcos Vinícius Rodrigues, que defendeu a criação da Semana Municipal de Trânsito e destacou a parceria institucional com o governo municipal neste trabalho de cunho educativo e de prevenção de acidentes. Também esteve presente o capitão PM Encarnação, da PRE.

Os eventos estão sendo realizados até o dia 25, com uma ampla programação incluindo apresentações de escolas, minicidade de trânsito, teatro fantoches, realização de jogos educativos, palestras, exposições, realização de exames de glicemia e medição de pressão arterial, além de apresentações artísticas. Na terça-feira (19), será realizada das 10 às 15 horas apresentações do Projeto da FICC, Letras que Voam, com contações de histórias tendo como tema o trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário