sábado, 31 de outubro de 2015

Todos os 224 ocupantes morreram na queda do avião russo no Egito


Um avião de passageiros russo com 224 pessoas a bordo caiu neste sábado na península egípcia do Sinai, informou o primeiro-ministro do Egito, Sherif Ismail.O Governo egípcio detalhou que dos 217 passageiros, 214 eram russos e três ucranianos; 138 mulheres, 62 homens e 17 crianças, segundo a Reuters. O ministério egípcio da Aviação Civil relatou que aviões militares localizaram os restos da aeronave ao sul da localidade de Arish, para onde 45 ambulâncias se dirigiam. O avião, um Airbus A-321, está partido em dois. Fontes da segurança do Egito asseguram que não há sobreviventes.
Pela manhã, um membro da equipe de resgate disse ao jornal egípcio Al Masry Al Youm que ruídos humanos foram ouvidos em meio aos destroços, e que possivelmente haja sobreviventes. “A cena é terrível, os cadáveres estão queimados. Há cinco crianças [mortas], a maioria são mulheres”, acrescentou.

Embora um grupo egípcio afiliado ao Estado Islâmico tenha afirmado no Twitter ter sido o responsável pela derrubada da aeronave, não há indicações de que o avião tenha sido derrubado, informaram à Reuters fontes da segurança egípcia. O ministro russo de Transportes descartou também que se trata de um atentado, afirmando que o comunicado do grupo jihadista "não pode ser considerado preciso". O avião caiu em uma área montanhosa, e o mau tempo dificulta o acesso das equipes de resgates. Os cadáveres serão levados ao Cairo.
O Ministério de Aviação do Egito informou que o avião era operado pela companhia aérea russa Kogalymavia. Tinha partido às 5h51 (0h51 em Brasília) do balneário de Sharm el Sheikh, destino favorito dos turistas russos no Egito, com destino ao aeroporto Pulkovo, em São Petersburgo, a segunda maior cidade da Rússia, onde deveria aterrissar pouco depois do meio-dia (hora local). O aparelho fazia um voo charter típico do final de temporada, com 200 passageiros adultos, 17 crianças e 7 tripulantes.
As autoridades egípcias relataram que o avião se deslocava a uma altitude de 31.000 pés (cerca de 9.500 metros) quando desapareceu das telas dos radares. Sergei Lzvolsky, da Rosaviatsia, órgão estatal de aviação civil da Rússia, acrescentou que o aparelho não fez contato com os controladores aéreos de Chipre, como estava previsto, “e desde então não apareceu mais nos radares”.
O comitê de investigação da Rússia abriu um inquérito por “violação das regras dos voos e sua preparação” com relação a este caso, segundo a RIA. O presidente russo, Vladimir Putin, manifestou profundas condolências às famílias das vítimas, segundo informações do serviço de imprensa do Kremlin a agências de notícias locais. O primeiro-ministro egípcio formou um comitê de crise para administrar o acidente, segundo nota emitida por seu gabinete.

Campanha para ajudar bebê sem pernas e braços atinge 250 mil pessoas


Uma campanha online para ajudar o bebê Gabriel, de apenas 8 anos, atingiu cerca de 250 mil pessoas em apenas uma semana. O garoto nasceu sem pernas e sem braços. Ele mora com a família em uma casa de aluguel na zona leste de São Paulo e é o quinto filho de Roseli Quitéria, 39 anos, viúva que sustenta a família com a pensão deixada pelo marido.

O pai do filho caçula, com quem teve um relacionamento, não assumiu Gabriel. A luta do pequeno comoveu a editora de livros Wanderleia Farias, que resolveu ajudar. Ela contou a história em um livro, "Gabriel: Quando o coração transborda de amor, a alma suspira de esperança", e começou nas redes sociais um movimento para viabilizar a impressão de 15 mil exemplares do livro. A expectativa é que as vendas rendam mais de R$ 220 mil, que serão usados para comprar uma casa para Roseli e família.

"Recebi a história de uma amiga de Roseli. Quando vi a foto senti que precisava ajudar, fui à casa deles logo no dia seguinte", contou ao Uol Wanderleia. Ela conheceu Gabriel há menos de um mês e ficou apaixonada pelo bebê. "Ele é um encanto, sorridente, tinha aprendido a mandar beijo e tudo. Eu não sabia o que podia dizer para família, mas tive algumas ideias e chegando em casa já coloquei em prática", diz.
O livro de Wanderleia tem 24 páginas. Um amigo leu o início e sugeriu que ela usasse a internet para tentar atrair interessados em ajudar. No Facebook, a campanha atingiu 250 mil pessoas em somente uma semana. Logo que a história foi ao ar, milhares de pessoas se disponibilizaram para colaborar - inclusive um casal que tem uma gráfica em Curitiba e garantiu a impressão dos livros. 


Roseli afirma que já tem comida para dois meses e chegou a recusar doação de algumas cestas básicas. "Não tenho palavras para agradecer todas as doações, estou muito feliz. Vou contar sempre essa história para o Gabriel, tenho certeza que ele ficará muito contente e grato", afirma. "Deus colocou muitas pessoas para nos ajudar na hora em que mais precisamos. Foi muito difícil cuidar do Gabriel nos primeiros meses. Às vezes, pedia ajuda ao vizinho para ir ao médico. Nunca perdi minha fé. Agora, só consigo pensar no dia em que teremos uma casinha para viver melhor. É uma bênção".

As impressões ainda não estão prontas. Quem se interessar, pode reservar uma cópia no site do livro. Já a campanha está no Facebook.

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

“Malhação – Seu Lugar no Mundo” deve ser esticada até 2017 na Globo

marina-moschen-luciana-nicolas-prattes-rodrigo-malhacao

A novela teen “Malhação – Seu Lugar no Mundo” deverá ter uma temporada grande na Rede Globo, segundo informações do jornalista Flávio Ricco, a trama que tinha o seu final previsto para junho de 2016, deverá ser esticada até o primeiro trimestre de 2017, ficando por quase 400 capítulos no ar.
Segundo informações do jornalista, a emissora que terá uma programação apertada em 2016 por causa das olimpíadas do Rio, quer evitar gastos desnecessários na programação.
Mas, caso esse esticamento aconteça mesmo, algumas medidas devem ser tomadas, deverá ocorrer uma renovação no elenco, além disso, o autor deverá escrever uma nova história em cima desta atual.
Atualmente, a novela oscila entre 15 e 16 pontos na Grande São Paulo, índices considerados medianos para o horário, que tem como meta 17 pontos no mínimo.

Após 13 anos, Rodrigo Santoro volta as novelas e estará em “Velho Chico” na Globo

rodrigo-santoro_PG

O ator brasileiro e astro internacional, Rodrigo Santoro, voltará a ser visto em novelas brasileiras após exatos 13 anos afastado, a Rede Globo confirmou que o ator fará o papel principal em sua nova novela das nove “Velho Chico”.
Rodrigo será o protagonista na primeira fase do folhetim de Benedito Ruy Barbosa, que deverá ocupar a faixa de “A Regra do Jogo” no inicio do ano que vem. A última participação de Rodrigo Santoro na Rede Globo, foi na série “As Brasileiras” (2012).
Rodrigo começou sua carreira na TV em 1993, na novela “Olho no Olho”, ele atuou também em “Pátria Amada”, “Explode Coração”, “O Amor Está no Ar”, “Hilda Furacão”, “Suave Veneno”, “Estrela-Guia” e finalmente seu último papel em “Mulheres Apaixonadas”.
No cinema, o ator realizou diversos trabalhos, o mais conhecido deles foi no filme “300”, um grande sucesso de bilheteria.

Asteroide gigante passará pela terra neste sábado e pode causar tsunamis

Asteroide gigante passará pela terra neste sábado e pode causar tsunamis


O Dia das Bruxas pode ser assustador no mundo todo. De acordo com o DailyStar um asteroido enorme passará pela terra, neste sábado (31), Dia das Bruxas. Especialistas temem o pior após o grande objeto, que mede cerca de 500 metros de comprimento, ser visto se aproximando de nosso planeta. Ele está viajando com velocidade de 125 mil km/h. A Nasa acredita que o asteroide TB145 2015 possa ser um cometa e lançou um vídeo que mostra o quão perto ele vai passar de nosso planeta. Entre as consequências, a pedra gigante pode causar um tsunami de proporções nunca vistas. Caso ele se choque com nosso planeta, há 71% de chances de atingir as águas, o que levanta a preocupação com um tsunami. Claro que há a possibilidade, caso ele venha em nossa direção, de ser desfragmentando na atmosfera e reduzir bastante seu tamanho. O asteroide foi descoberto na semana passada.

Décima praga: Filho de Ramsés morre em Os Dez Mandamentos


Depois de tantos avisos, Ramsés (Sérgio Marone) mantem os escravos presos. É nesse contexto que a décima praga do egito chega em Os dez mandamentos, novela exibida pela Record, de segunda a sexta, às 20h30. Dessa vez, o faraó perderá seu maior bem, o primogênito Amenhotep (José Victor Pires). O capítulo está previsto para ir ao ar nesta segunda-feira (26).

Após nove pragas, Moisés tenta convecer o rei a libertar os escravos, mas ele não ouve. Em conversa com Deus, o hebreu é orientado a alertar a comunidade sobre o castigo que atingiria a todos. Para evitar a morte dos filhos, os hebreus deverão deixar uma marca de sangue de cordeiro em suas portas.

OBRAS DO NOVO CAMPUS DA UFSB COMEÇAM EM NOVEMBRO, DIZ NAOMAR

Naomar Almeida anuncia início de obras da sede definitiva da UFSB.

As obras de construção do novo campus Jorge Amado, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Itabuna, começarão em novembro, de acordo com o reitor Naomar Almeida em entrevista ao Blog do Thame. O governador Rui Costa virá a Itabuna para a assinatura da ordem de serviço, na próxima sexta (6.nov.15).
campus será erguido construído em um terreno entre os municípios de Ilhéus e Itabuna. Desde 2013, quando foi instalado, o campus Jorge Amado e a reitoria da UFSB funcionam em um imóvel em Ferradas, às margens da Rodovia Itabuna-Ibicaraí (BR-415).
A licitação para construção do campus está sendo feita nesta quinta (29). Segundo o reitor Naomar Almeida, 13 empresas participam do certame. Este é o primeiro passo para a implantação da sede definitiva da universidade.
A UFSB iniciou as atividades acadêmicas em 2013. Hoje possui 163 docentes, sendo 162 deles doutores, 140 servidores e matriculados 1.410 alunos. A instituição conta com três campi (Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas).

Dilma diz que o governo 'aperta o cinto', mas não corta Bolsa Família


A presidente Dilma Rousseff reiterou nesta quinta-feira (29) que, apesar dos ajustes na economia, o Programa Bolsa Família não será alvo de cortes nem redução no Orçamento. Segundo Dilma, “há muita conversa que não é séria” e “boatos” sobre o programa, mas os recursos e o pagamento em dia do benefício estão garantidos. “Podem ter certeza o governo federal não vai parar o Bolsa Família ou diminuir o Bolsa Família ou não pagar em dia o Bolsa Família", prometeu. "Estou aqui dizendo para vocês: o Bolsa Família não vai ser interrompido, o Minha Casa, Minha Vida não vai ser interrompido”, acrescentou a presidente em discurso durante a entrega de 928 apartamentos do Programa Minha Casa, Minha Vida em Goiás. Segundo a Agência Brasil, Dilma destacou que o país atravessa um período de dificuldades econômicas e que está “apertando o cinto” para reduzir despesas, mas sem abrir mão de gastos sociais considerados importantes, como o Bolsa Família e os investimentos no programa habitacional. “Esse esforço que a gente faz tem dois sentidos: a gente aperta o cinto e a gente garante aqueles programas que são fundamentais para a vida e para população”, concluiu. BN

MEC quer mudar licenciatura e estuda residência



Após lançar a proposta de base curricular comum para o Ensino básico, o Ministério da Educação (MEC) já discute o documento que norteará os currículos de todos os cursos de licenciatura e de Pedagogia do País. Esse texto deve ir a consulta pública até o fim do ano que vem. A pasta também retoma a discussão sobre criar uma residência para os Professores, nos moldes do que existe na área médica.

Um dos principais objetivos é tornar os programas das graduações mais próximos da realidade de sala de aula. “Muitos cursos são mais voltados à formação científica do que à formação Docente”, disse ao Estado o secretário de Educação básica do MEC, Manuel Palácios.

Na proposta de currículo do Ensino básico, ainda em consulta pública, a opção do MEC foi de apresentar só objetivos de aprendizagem, e não como ensinar. No novo documento, haverá indicações sobre métodos.

“O diagnóstico é de que o espaço para questões didáticas é pequeno na formação de Professores”, explicou Palácios. “E mais importante do que selecionar um ou outro método, é que aqueles reconhecidos como válidos em cada área sejam objeto de discussão nos cursos.”

No próximo mês, uma comissão de especialistas deve divulgar um roteiro de trabalho para o debate. Ao longo de 2016, universidades e organizações do setor também poderão contribuir. O processo começa agora, mas deve ganhar força no segundo semestre do ano que vem, quando o currículo do Ensino básico estará pronto.

“O formato final deve atender às expectativas geradas pela base (curricular do Ensino básico)”, disse Palácios. A má qualidade na formação Docente é considerada entrave para a adoção prática do currículo único.

Bernadete Gatti, especialista em formação Docente, foi convidada para coordenar o grupo. Segundo ela, servirão de ponto de partida as diretrizes do Conselho Nacional de Educação, de julho, que elevam o conteúdo prático e a carga horária das licenciaturas. “Com isso, não dá mais para condensar, compactar (os cursos), como vem sendo feito”, afirma.

Para cada disciplina, o documento do MEC terá uma seção separada. Também haverá sugestões para as licenciaturas interdisciplinares. Ao fim do debate, o documento deve tornar-se uma resolução. Com a reforma, a expectativa é reduzir a evasão em carreiras como Matemática e Física, maiores que 60%.

Helena Freitas, da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais de Educação, defende participação mais ampla no processo. Outro problema é a baixa atratividade da carreira. “Investimos na formação de jovens que depois não vão para a Escola pública”, critica.

Residência. A criação de uma residência Docente também está na agenda do ministério. Proposta semelhante já tramita no Congresso desde 2012.

A ideia, segundo Palácios, é o governo federal dar bolsas para recém-formados trabalharem por um ou dois anos nas redes municipais e estaduais. Assim, o Professor chegaria “com experiência de Ensino mais expressiva”.

O modelo já é adotado por algumas universidades em parceria com as redes. “Esse candidato a Professor teria condições de trabalhar na Escola e, ao mesmo tempo, ter um suporte universitário”, diz. A reforma curricular das licenciaturas e o reforço de estratégias de formação à docência estão previstos no Plano Nacional de Educação. Já a antiga a ideia do MEC de instituir uma prova nacional Docente, que serviria para ingresso na carreira em todo o País, não está na pauta no momento, segundo o secretário.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

ALCOBAÇA: ADOLESCENTE É APREENDIDO ACUSADO DE ESTUPRAR GAROTO DE 13 ANOS


Na noite da última quarta-feira, 28 de outubro, policiais militares da 88ª CIPM de Alcobaça apreenderam um adolescente de 15 anos de idade, acusado de ter estuprado um adolescente de 13 anos de idade em São José, distrito de Alcobaça. Os militares foram comunicados pela família e pela vítima, que informou sobre o crime.

O adolescente vítima relatou aos militares que estava andando em via pública, quando foi abordado e puxado para o interior de uma construção, onde foi violentado sexualmente. Ainda de acordo com informações, a vítima disse que não foi a primeira vez que foi violentado sexualmente pelo menor infrator. O agressor foi encaminhado à Delegacia de Alcobaça onde o caso foi registrado.

O delegado Marco Antônio Neves ouviu a vítima, os militares e o acusado na manhã desta quinta-feira, 29 de outubro. Após oitivas, o delegado lavrou um APF em desfavor do adolescente agressor, que foi apreendido e será apresentado ao Ministério Público.

Homicídios em Comandatuba



Elementos, supostamente, num veículo Prima prata, invadiram a casa do fazendeiro Itamar Chaves, em Comandatuba, distrito de Una, e assassinaram a esposa dele, Antonia Duarte Chaves e o seu genro conhecido por Jeffinho. 

A dupla foi vítima de disparos de arma de fogo, o Samu 192 foi acionado, mas quando chegou ao local, Antonia e Jeffinho já estavam mortos. O duplo homicídio aconteceu por volta das 22 horas, desta quarta-feira (28), no centro do distrito. 

Segundo as primeiras informações, os indivíduos estavam encapuzados e já estavam há umas duas semanas rodando no distrito. Policiais militares do Terceiro Pelotão encontraram com os indivíduos no bairro da Urbis, em Una, mas eles trocaram tiros e fugiram sentido Ilhéus.

Diversas guarnições da PM foram acionadas, mas os indivíduos conseguiram fugir, e ainda não foram presos pela polícia. (Una na Mídia) 

Após pressão, formação de professor terá menos teoria e mais aula prática

Fachada da faculdade de educação da Unicamp; cursos terão maior carga horária prática

Os cursos que formam professores para o ensino básico estão em reformulação. As universidades paulistas USP, Unesp e Unicamp começaram a fazer as primeiras mudanças nos seus cursos após a determinação do Conselho Estadual de Educação, que aumentou a carga horária destinada a atividades didático-pedagógicas. A norma ainda exige que 50% do estágio obrigatório seja cumprido em salas de aula das escolas. 
Segundo o presidente do Consed, Eduardo Deschamps, a norma parece equilibrada, já que a formação de professores tem sido muito conceitual. Na USP, entre os cursos que já se adaptaram está o de química, que aumentou a carga horária de disciplinas relacionadas ao ensino.

Homens devem usar cuecas boxers e dormir nus para manter espermatozoides saudáveis, diz estudo


De acordo com um estudo recente, homens que usam cuecas boxer durante o dia e dormem nus, possuem níveis significativamente mais baixos de DNA danificado em seu esperma, em comparação com aqueles que usam cuecas apertadas todo o tempo.

"Entre os homens na população em geral que pensam em ser pais, o tipo de roupa íntima usada ​​durante o dia e ao dormir está associada à qualidade do sêmen", disse a pesquisadora Katherine Sapra, do Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano dos Estados Unidos. "A redução da exposição na cama diminui a fragmentação do DNA; parâmetros de maior qualidade de sêmen são observados em homens vestindo cuecas boxers durante o dia e nenhuma peça íntima ao dormir".

O estudo acompanhou 500 homens ao longo de um ano, levando em contas as escolhas que fizeram, a roupa íntima usada e a qualidade de seu esperma. Os pesquisadores descobriram que aqueles que dormiam nus e usavam boxers largas durante o dia tinham 25% menos fragmentação do DNA do que aqueles que optaram por roupas íntimas apertadas, como cuecas habituais. Embora o tamanho da amostra do estudo tenha sido relativamente pequeno, é mais uma prova de que o uso de roupas íntimas mais largas pode representar benefícios de saúde consideráveis ​​para a fertilidade masculina.

"Nós já sabíamos há algum tempo que os homens que aumentam a temperatura de seus testículos, seja através da exposição ao calor no trabalho ou vestindo roupas íntimas apertadas, têm pior qualidade dos espermatozoides em relação aos homens cujos testículos são mais arejados",disse Allan Pacey, especialista de fertilidade masculina na Universidade de Sheffield, no Reino Unido, que não estava envolvido com o estudo. "O que nunca foi adequadamente demonstrado é se os homens podem melhorar a qualidade dos espermatozoides mudando a escolha de suas roupas íntimas. Este estudo, embora bastante pequeno, sugere que isso é uma verdade", completou.

Uma pesquisa futura poderia oferecer uma visão ainda mais valiosa se pudesse se concentrar em quantificar os efeitos da escolha de roupas íntimas de um homem. "O que nós realmente precisamos ver é se mudar o tipo de roupas íntimas faz com que suas parceiras engravidem mais frequentemente ou mais rápido do que se os homens continuassem usando cuecas apertadas", disse Allan. 

ITABUNA-BA: Coleta domiciliar de lixo será normal amanhã e segunda-feira


A Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) informa que a coleta domiciliar de lixo será normal nesta sexta-feira, dia 30, mesmo com o ponto facultativo para a comemoração do Dia do Servidor Público. No sábado também haverá coleta no centro e bairros da cidade. Na segunda-feira, dia 2, feriado do Dia de Finados, a coleta domiciliar de lixo também acontecerá normalmente, com a utilização pela Biosanear de oito caminhões compactadores durante o dia e sete à noite até às 5 horas da manhã da terça-feira. A população deve cooperar para manter a cidade sempre limpa. O diretor do Departamento de Limpeza Pública, Vicente José Silva Santos, recomenda à população que somente coloque sacos de lixo na porta de casa pelo menos uma hora antes da passagem dos caminhões compactadores. Dessa forma se evita que animais espalhem sujeira pelas ruas.

ITABUNA PERDE “BISPO DO MNU”

BISPO

Os movimentos sociais no sul da Bahia perderam uma de suas mais ilustres figuras. José Bispo dos Santos, conhecido como Bispo do MNU (Movimento Negro Unificado), de 44 anos, faleceu na última terça (27), em Itabuna, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC).
Militante do Partido dos Trabalhadores e chaveiro por profissão, Bispo foi presidente da Associação de Chaveiros de Itabuna e participou de debates importantes para o movimento negro, a exemplo das discussões sobre a implantação de cotas na Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz).
Coordenava um cursinho popular pré-ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) do MNU, que funcionava no Centro de Cultura Adonias Filho. “O movimento negro está de luto pela perda do companheiro Bispo, que dedicou grande parte da sua vida à luta contra o racismo. Ele é um exemplo de coragem e deixa um legado que nos inspira a continuar a luta por uma sociedade igualitária”, afirmou a professora Ivone Miranda, membro do MNU.
José Bispo foi sepultado na tarde desta quarta-feira, no cemitério do Campo Santo. Militantes do PT, do MNU e alunos do cursinho compareceram ao enterro.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

ITABUNA APOSTA NO ESPORTE PARA MELHORAR ÍNDICES NA EDUCAÇÃO

A construção de novas quadras poliesportivas, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), e o desenvolvimento de atividades esportivas e recreativas estão entre as apostas da Secretaria Municipal de Educação para manter o estudante na escola por mais tempo, melhorar a disciplina e aprendizado no município. Para assegurar locais adequados para a prática de esportes, a Prefeitura de Itabuna prepara para o próximo ano letivo a inauguração de duas quadras poliesportivas nos bairros IV Urbis e Nova Ferradas.
Diretora da escola Iolanda Pires Valdinete Moreira Araújo comemora resultados no esporte - Foto Wilson Oliveira
Diretora da escola Iolanda Pires Valdinete Moreira Araújo comemora resultados no esporte
O andamento das obras é acompanhado de perto por estudantes e professores, que já planejam o uso dos equipamentos esportivos. "Quase todos os dias olho a construção da janela da minha sala e não vejo a hora de poder levar as crianças para as brincadeiras lá", conta o coordenador de Esportes da Escola Iolanda Pires, Damasceno Santos, apontando para obra ao lado da unidade escolar.
A diretora da escola Valdinete Moreira Araújo explica que o esporte tem sido uma das principais ferramentas para manter os estudantes na sala de aula, melhorar a integração social e disciplina. "Estamos tendo um aproveitamento muito melhor depois que aliamos o esporte com as atividades pedagógicas. As crianças não querem mais faltar para não deixar de fazer parte do time e das brincadeiras", conta a Valdinete.
Conquistas
O forte dos meninos da Escola Iolanda Pires são futsal e o "baleado". A combinação do processo pedagógico baseado no Programa Mais Educação e esportes resultou em mais de 20 troféus conquistados em competições como Bom de Bola, Melhor na Escola e os Jogos Interescolares, competições promovidas pela Secretaria Municipal de Educação.
Coordenador de Esportes da Escola Iolanda Pires Damasceno Santos não vê a hora de inauguração da quadra coberta - Foto Wilson Oliveira
Coordenador de Esportes da Escola Iolanda Pires Damasceno Santos não vê a hora de inauguração da quadra coberta
O desempenho esportivo dos estudantes da Escola Iolanda Pires deve ser ainda melhor nos próximos anos, com a inauguração da quadra poliesportiva no primeiro semestre de 2016. O equipamento esportivo, com 30 x 40 metros quadrados, contará com cobertura, vestiários e arquibancadas. A obra orçada em R$ 475 mil em recursos repassados pelo FNDE.
Cerca de 40 da obra do ginásio de esporte estão prontos na Iolanda Pires - Foto Wilson Oliveira 4
Cerca de 40% da obra do ginásio de esporte estão prontos na Iolanda Pires
Para a alegria dos estudantes, cerca de 40% da obra do ginásio de esporte estão prontos e a previsão é que seja concluído até fevereiro. Mas os estudantes já planejam agora a disputa de competições. "Vamos contar com um lugar adequado para as nossas atividades, principalmente nos dias de chuva", diz o estudante Jarllison dos Santos Pereira. Para o estudante Gabriel Santos Silva, a quadra da Escola Iolanda Pires poderá ser o primeiro passo para torna-se um jogador profissional, realizando seu sonho.
Cerca de 40 da obra do ginásio de esporte estão prontos na Iolanda Pires - Foto Wilson Oliveira 1
Cerca de 40 da obra do ginásio de esporte estão prontos na Iolanda Pires
As obras estão estágio avançado também na quadra poliesportiva da Escola Frederico Smith Lima, no bairro Urbis IV. Os operários já iniciaram a montagem da estrutura para construção das pilastras de sustentação. O investimento será de R$ 458.186,79. Além dos estudantes, os equipamentos esportivos poderão ser usados pela comunidade, principalmente nos finais de semana e feriados ampliando a interação entre as pessoas e a unidade escolar.

Jornalista itabunense é demitido da Rede Bahia


O jornalista itabunense Genildo Lawinscky foi demitido na manhã desta quarta-feira (28), da Rede Bahia. A dispensa ocorreu por conta do impacto da crise econômica que a emissora filiada da Rede Globo enfrenta. Lawinscky, que já foi âncora dos telejornais da Rede Bahia, em especial do Jornal da Manhã, havia sido transferido para coberturas de trânsito e rondas policiais. Há rumores de que outros profissionais da casa podem cair. O clima de apreensão gira em todos das sucursais espalhadas no interior. Segundo informações, a determinação da família ACM, dona da emissora, é de que os diretores das unidades foram orientados enxugar a folha e, se for possível, com novas demissões.

Globo lança aplicativo que permite ver TV ao vivo e de graça


A Rede Globo lançou nesta segunda-feira (26) um aplicativo que permite assistir aos programas ao vivo – tanto no celular (Android e iPhone) quanto no PC. Batizado de Globo Play, o internauta poderá ver a programação da emissora, incluindo futebol e outros esportes, novelas e jornalismo. 


O serviço é grátis, com alguns conteúdos reservados para assinantes e estará disponível para internautas em 3 de novembro.Segundo informações do site 'Techtudo', inicialmente o aplicativo permitirá assistir a TV ao vivo nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A previsão é que ele seja ampliado futuramente as demais emissoras da própria Globo e também para as emissoras afiliadas da Rede Globo. 

O Globo Play permite ainda o acesso ao acervo da Globo, com opções de rever cenas de novelas como “Além do Tempo“ ou “I Love Paraisópolis”. Trechos de programas como “Vídeo Show” também estarão à disposição dos internautas.

ITABUNA: Homicídio no Antique


O evangélico Jailton José dos Santos (Jai do Salgado), 57 anos, foi assassinado na manhã desta quarta feira (28), no local conhecido como Beco da Paz, entre a avenida Bionor Rebouças e o campinho de futebol, no bairro Antique. Ele ainda correu, tentado fugir dos atiradores, mas caiu e morreu alguns metros adiante. Segundo populares, Jailton, que já foi candidato a presidente da associação de moradores do local, foi atingido por dois tiros e era um homem de bem. O Samu 192 esteve na localidade, mas nada pode fazer. Ainda não se tem informações sobre a autoria e motivação do crime. Foi o 5º homicídio de outubro em Itabuna, o 74º de 2015.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Prefeito é condenado por servir moela na merenda escolar




O prefeito de Patrocínio de Muriaé, Pablo Emilio Campos Correa, e o empresário Oldacir Luiz Valdier foram condenados ontem por improbidade administrativa. Eles terão de ressarcir R$ 9,1 mil aos cofres do município, valor que corrigido monetariamente deve atingir a casa dos R$ 34 mil. Além disso, terão de pagar, cada um, multa de R$ 18,2 mil. Valdier fica, ainda, proibido de contratar com o Poder Público e de receber incentivos fiscais e créditos pelo prazo de cinco anos. A condenação é em razão do desvios de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para a compra de merenda, conforme denunciado pelo jornal Estado de Minas. De acordo com o processo, Pablo Emílio juntou notas fiscais, emitidas por Valdeir, com preços superfaturados por meios das quais teria pago pela compra de produtos que nunca foram entregues. Entre os produtos adquiridos estavam 68 kg de alcatra, 95,5 kg de contra filé, 33 kg de mamão Papaya, 31 sacolas de pão para cachorro quente e 51 caixas de 114g de caldo de galinha – este último, de uso proibido na merenda escolar –, que nunca foram entregues. No lugar, eram servidas aos alunos, segundo o Ministério Público, “carnes de mais baixa qualidade, como acém, músculo, coxa de frango e até mesmo moela de frango”. Para se ter ideia da gastança, somente no mês de março de 2013, foram pagos, entre outros, 100 quilos de farinha de mandioca, 60 kg de sal, 150 kg de feijão, 100 kg de batata e 105 kg de fubá. Mas a verdade é que as quantidades efetivamente entregues à Secretaria Municipal de Educação pela empresa ré foram 2kg de mandioca, 6 kg de sal, 26 kg de feijão, 23.5 kg de batata e 1 kg de fubá. “As quantidades de alimentos faturadas e pagas em apenas dois meses seriam suficientes para abastecer as três escolas municipais e servir seus 465 alunos por anos a fio”, afirmou o procurador da República Lucas de Morais Gualtieri. Para a Justiça, as provas demonstraram a “existência de uma rotina administrativa organizada pelo Réu Pablo Emílio Campos, na qualidade de prefeito de Patrocínio de Muriaé, voltada ao cometimento de atos de improbidade administrativa, com a participação do Réu Oldacir Luiz Valdier”.

ESCOLA DE JUSSARI CONCORRE A PRÊMIO ESTADUAL DE BOAS PRÁTICAS

Fachada do Colégio Amélia Amado, em Jussari.

A comunidade escolar do Colégio Estadual Amélia Amado pode se orgulhar das conquistas depois da implantação do Programa de Organização e Limpeza Amélia Amado (Polaa). Com a iniciativa, o colégio concorre ao Prêmio Dia Você Servidor, do Governo da Bahia, na categoria Boas Práticas.
Alunos, professores, funcionários e familiares desenvolvem ações de conscientização que promovem a manutenção, limpeza, saúde e autodisciplina na unidade. A premiação acontece na quarta-feira (28/10), às 17h, no Teatro Castro Alves, em Salvador.
– O Polaa surgiu da necessidade em estabelecer um padrão de qualidade na unidade escolar. Então, pensamos num programa pedagógico que contemplasse a conscientização dos diversos segmentos da comunidade escolar para noções de conservação e manutenção do ambiente escolar, impactando na mudança de hábito dos envolvidos dentro da escola e fora dela, além de beneficiar o meio ambiente e a diminuição de custos da própria unidade – destaca o diretor David Assis.


Alunas do Amélia Amado falam dos efeitos do Polaa.

A estudante do 2º ano e líder de classe, Ivone dos Santos, 18 anos, relata que o programa contribuiu para que a escola criasse um ambiente mais agradável, tornando o estudante um cidadão mais consciente. Segundo ela, as ações influenciaram no seu cotidiano e contribuíram para que seus hábitos em casa também fossem alterados. “Hoje, realizo a seleção do lixo para reciclagem, economizo água, não desperdiço alimento”.Para o programa, em cada segmento foram selecionados coordenadores que promovem o diálogo entre seus pares. “O projeto busca este fator descentralizador para que todos se sintam responsáveis pelas ações, agindo como gestores do programa e motivando a democratização nas decisões”, conta o diretor.
Já Livia Gonzaga, 15 anos, estudante do 1º ano, ressalta sua participação em sala de aula. “Sempre estamos conversando com os colegas. É um papel de bala no chão ou um risco na parede. Mas percebo que a postura está mudando e a nossa escola realmente é um exemplo”.

INTERBAIRROS TEM 7 CLASSIFICADOS PARA 4ª FASE; RODADA É ADIADA

Rodada do último domingo foi marcada por goleadas e sete classificados (Foto Divulgação).

A organização do Interbairros suspendeu a rodada deste final de semana de Feriadão de Finados. Os jogos seriam realizados no domingo (1). A organização achou por bem adiar os jogos para 8 de novembro.
Lomanto, Novo São Caetano, Ferradas, São Lourenço, Parque Boa Vista, Pedro Jerônimo e Sarinha. Estão classificados para a quarta fase do campeonato promovido pela Prefeitura de Itabuna.
Os confrontos do dia 8 serão entre Sinval Palmeira x Jaçanã, Conceição x Santa Inês, São Roque x João Soares, Nova Ferradas x Banco Raso, Fátima x Maria Pinheiro, Antique x Pontalzinho, Califórnia x Zizo, Daniel Gomes x Alto Mirante e Mangabinha x Jorge Amado.

Juro do cartão de crédito supera 410% ao ano em setembro


Os juros médios cobrados pelos bancos nas operações com cheque especial atingiram, em setembro, o maior patamar em 20 anos. Ao mesmo tempo, a taxa média cobrada no cartão de crédito rotativo superaram a marca dos 410% ao ano, segundo números divulgados pelo Banco Central nesta terça-feira (27).


JUROS DO CARTÃO
Veja as taxas ao ano, em %
334,61342,65345,84347,35360,3371,88394,44403,45414,29Series 1jan/15,fev/15,mar/15,abr/15,mai/15,jun/15,jul/15,ago/15,set/15,320340360380400420
Fonte: BC

No caso do cheque especial, os juros cobrados em setembro somaram 263,7% ao ano. A taxa representa um aumento de 10,5 pontos percentuais em relação ao patamar do mês anterior, quando estavam em 253,2% ao ano. É o maior patamar desde setembro de 1995, quando estavam em 271,4% ao ano, de acordo o BC.

Os juros cobrados pelos bancos nesta linha de crédito tiveram forte aumento nos últimos meses. No fim de 2013, estavam em 148,1% ao ano. O crescimento, portanto, foi de 115 pontos percentuais nos últimos 19 meses. Somente neste ano, a alta foi de 62,7 pontos percentuais.

Cartão de crédito

Já os juros médios cobrados pelos bancos nas operações com cartão de crédito rotativo, a modalidade mais cara do mercado, voltaram a subir em setembro e atingiram a marca de 414,3% ao ano, informou o Banco Central. O patamar é o maior desde o início da série histórica, em março de 2011. O BC tem recomendado que os clientes bancários evitem essa linha de crédito. Todo em http://g1.globo.com

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Bancos voltam a funcionar amanhã


Conforme a RBN antecipou ontem (domingo, 25), a greve dos bancários acabou hoje, depois de 21 dias. Nesta terça (27), as agências vão abrir normalmente. A Fenaban procurou o Comando Nacional dos Bancários, no sábado, para apresentar uma proposta global de encerramento da Campanha Nacional 2015. Além dos reajustes de 10% para os salários, para a PLR e para o piso e o de 14% para os vales refeição e alimentação, já ofertados na sexta-feira, 23, os banqueiros aceitaram abonar 63% das horas dos trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de 8 horas, de um total de 112 horas.

PRESUNTO, BACON E SALSICHA SÃO CANCERÍGENOS, SEGUNDO OMS

Presente em sanduíches e pratos frios, presunto é considerado cancerígeno.

Carnes processadas – como salsicha, presunto, linguiça, hambúrguer e bacon – foram classificadas como alimentos cancerígenos para seres humanos, conforme divulgado nesta segunda-feira (26) pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Já a carne vermelha, incluindo partes do boi, porco, carneiro, bode e cavalo, foi classificada como alimento de provável risco cancerígeno.
A decisão foi tomada pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (IARC, na sigla em inglês) e levou em consideração evidências de que o alto e frequente consumo de carne processada provoca câncer colorretal. “Especialistas concluíram que, para cada porção de 50 gramas desse tipo de carne consumida todos os dias, o risco de câncer colorretal aumenta em 18%”, alertou a agência.
As classificações foram definidas com base em mais de 800 estudos que tratam da associação de cerca de 12 tipos de câncer ao consumo de carne vermelha ou de carne processada em países e populações de dietas variadas. As evidências mais fortes, segundo a IARC, vieram de um grupo de estudo conduzido nos últimos 20 anos.
Ainda de acordo com a agência, braço da OMS, as descobertas reforçam a orientação do consumo limitado de carne entre humanos, sem deixar de levar em consideração que o alimento tem valores nutricionais.

CONSELHO AUTORIZA REAJUSTE DA TARIFA DE ÔNIBUS EM ILHÉUS

A partir de novembro, tarifa de ônibus saltará para R$ 2,80 em Ilhéus.

O Conselho Municipal de Transporte de Ilhéus deu o aval à prefeitura para aumentar a tarifa de ônibus. Há cerca de 10 dias, o prefeito Jabes Ribeiro anunciou que a passagem saltará de R$ 2,60 para R$ 2,80.
Segundo o parecer do órgão, que atua de forma consultiva, os estudos realizados para propor o aumento estão dentro do padrão. Com isso, só faltará Jabes dar a canetada e o decreto de reajuste ser publicado.
De acordo com o município, as empresas São Miguel e Viametro pediram reajuste para R$ 3,52. Os cálculos do município apontaram tarifa a R$ 2,87. A prefeitura arredondou para baixo, cravando 2,80.

ITABUNA-BA: Decretado Ponto Facultativo na sexta


Na sexta-feira, dia 30, será Ponto Facultativo nas repartições públicas municipais da administração centralizada, descentralizada e fundacional. A medida atende a uma solicitação do Sindicato dos Funcionários e Servidores Municipais de Itabuna (SINDSERV) ao prefeito Claudevane Leite, que assinou o Decreto nº11.388/2015, transferindo as comemorações do “Dia do Servidor Público” que, pelo calendário oficial, ocorre anualmente no dia 28 de outubro. Neste ano, a data alusiva à categoria acontece numa quarta-feira e a interrupção dos serviços dos órgãos municipais no meio da semana seria prejudicial ao funcionamento dos órgãos públicos. Para esta sexta-feira, a Prefeitura só manterá normalmente o serviço de coleta de lixo domiciliar, que a exemplo de outras repartições, cujos serviços considerados essenciais, não podem sofrer interrupção.

domingo, 25 de outubro de 2015

Cabeça de bebê é recolocada cirurgicamente após decapitação interna


Em um feito notável da medicina moderna, os cirurgiões conseguiram recolocar a cabeça de uma criança que havia se separado do pescoço em um grave acidente de carro.

Mas, antes de imaginar algo absurdo, esta foi uma decapitação interna, ou seja, a cabeça não foi completamente separada do corpo. Independentemente disso, esta acabou sendo uma proeza cirúrgica.

A vítima, Jackson Taylor, tinha 16 meses de vida e estava no carro com sua mãe e irmã, quando ela bateu de frente com outro veículo a 110 km/h, no mês passado. A força do impacto foi suficiente para fazer sua coluna vertebral se separar de sua cabeça, mas felizmente, ele permaneceu vivo.


Após chegar à sala de operações de um hospital em Brisbane, na Austrália, a criança passou por uma cirurgia de 6 horas onde o cirurgião de coluna vertebral, Geoff Askin, utilizou técnicas inovadoras com arames e um pedaço da costela do menino para enxertar suas vértebras de volta ao lugar.

“Muitas crianças não sobreviveriam a uma lesão como esta. Nós o ‘ressuscitamos’, para que pudesse se movimentar e respirar corretamente”, disse o Dr. Geoff Askin.


Agora, a criança deve passar dois meses com uma cinta, também chamada de "halo" em sua cabeça, evitando qualquer tipo de movimento. Essa fase será crucial para permitir uma completa recuperação.

Os médicos dizem que ele será capaz de ter uma vida normal, e esperam não existir nenhuma sequela.

sábado, 24 de outubro de 2015

Prefeitura de Ilhéus revoga antecipação de feriado


O site da Prefeitura de Ilhéus informou que foi cancelada a antecipação do feriado do dia do servidor público. A folga havia sido antecipada de quarta (28) para segunda-feira (26), mas, a mudança foi revogada por decreto publicado nessa sexta-feira. A reviravolta frustrou servidores que se programaram para transformar o final de semana num feriadão.

Público se revolta com decisão da Record de não exibir “Escrava Mãe”


Nem os melhores, dos melhores colunistas poderiam imaginas a decisão da Record de não exibir mais a novela “Escrava Mãe”, agora no lugar de “Os Dez Mandamentos” vai entrar a série “Rei Davi”, porém não se sabe o que fez a emissora tomar essa decisão tão inesperada, o que se sabe é que o público definitivamente odiou a atitude da emissora que segundo eles deram um tiro no pé.
Na página oficial da Record não faltaram críticas, afinal de contas eles esperavam a nova novela: “Escrava Mãe”, porém o que se viu não foi isso, por lá encontramos um certo comentário que nos chamou atenção: “Parabéns Record, agora a Globo e o SBT estão comemorando, pois vão ganhar mais audiência ainda”. declarou um internauta, já em outro comentário vimos:
“A Record depois de exibir uma boa novela, agora vai reprisar algo que já vimos”, disse uma internauta, além é claro de inúmeras outras declarações. Mas de fato a decisão da Record é bem perigosa, tendo em vista que o público pode acabar rejeitando a reprise e consequentemente poderá se deslocar novamente para o SBT, definitivamente eu acho que a Record não vai sair ganhando com essa decisão, mas vamos aguardar para sabermos.

Record adia Escrava Mãe e coloca reprise do Rei Davi no lugar de Os Dez Mandamentos



Num sinal de que pretende lutar bravamente para segurar o público conquistado com “Os Dez Mandamentos”, a Record alterou os seus planos e decidiu manter a faixa das 20h30 como exclusiva de teledramaturgia inspirada na Bíblia.
Assim, em vez de estrear “A Escrava Mãe” no lugar da atual produção bíblica, a emissora resolveu colocar no horário reprises das séries produzidas nos últimos anos, até a estreia da inédita “A Terra Prometida”, em março de 2016.
A primeira série a reestrear será “Rei Davi”, exibida originalmente em 2012. Outras virão na sequência, sempre neste horário das 20h30. A história do rei hebreu que superou Golias volta a ser exibida no próximo dia 16 de novembro. Nesta primeira semana, a série fará dobradinha com “Os Dez Mandamentos”, que termina no dia 20.
Há algumas semanas a Record vinha exibindo chamadas de “A Escrava Mãe” como a substituta de “Os Dez Mandamentos''. Segundo a decisão tomada nesta sexta-feira (23), a produção agora vai inaugurar uma segunda faixa de novelas da emissora, em um horário mais cedo. É uma aposta interessante. A estreia da nova novela se dará antes de “A Terra Prometida”.
A mudança de planos tem algumas explicações. Em primeiro lugar, com essa alteração, a Record tira de “Escrava Mãe'' a responsabilidade de substituir “Os Dez Mandamentos'' — dificilmente a nova novela manteria os números de audiência da história bíblica. Em segundo lugar, a emissora avaliou que seria um risco, do ponto de vista comercial, estrear uma nova produção no fim do ano, próximo das férias.
Em 30 capítulos, “Rei Davi'' tem texto de Vivian de Oliveira, autora de “Os Dez Mandamentos'', e é protagonizada por Leonardo Brício. Antes desta série a Record exibiu “A História de Ester” (2010) e “Sansão e Dalila” (2011). Depois, produziu “José do Egito” (2013) e “Milagres de Jesus” (2014/2015).

EM ITABUNA, LIMINAR LIBERA SABATISTA PARA FAZER PROVA DO ENEM ÀS 19H

Enem 15

Erros no processo de inscrição quase impedem uma candidata de fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano em Itabuna. Adrielle Queiroga Santana é adventista e, como o primeiro dia do exame ocorre no sábado, ela somente pode fazer a prova a partir das 19 horas.
O Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa (Inep) inscreveu Adrielle para o horário normal (12h). Ela recorreu à Justiça Federal. Ainda ontem (23), obteve liminar que obrigada a União a liberará-la para a prova às 19h, na Unime. A decisão foi da juíza da 1ª Vara da Justiça Federal, Maizia Seal Pomponet.
A magistrada reforçou, em sua liminar, que a Constituição determina o respeito às convicções religiosas e, por isso, deferiu o pedido da estudante.
De acordo com o Inep, cerca de 66 mil sabatistas farão provas do Enem. Eles precisam chegar ao local de prova, no sábado, sempre em horário comum a todos, antes das 13h (horário de Brasília). A prova deve começar, exatamente, às 19h (horário de verão).

Bando de assalto a ônibus e carros entre Buerarema e Itabuna é desarticulado pela PM



Após uma perseguição da Polícia Militar de Buerarema com o apoio da Rondesp Sul quatro homens e duas mulheres foram presos na noite desta sexta-feira (23) próximo a um posto de combustíveis na BR 101, em Itabuna. 

Ele fugiam depois de praticarem um roubo de carro na cidade vizinha onde deu origem a diligência. Segundo a polícia, os seis acusados são apontados como autores de diversos assaltos ao transporte de linha intermunicipal e carros particulares. Na abordagem foram apreendidos seis celulares, munição e um revólver calibre 38.
Os presos que ficaram a disposição foram identificados como Jean Barreto da SIlva, Martins Monteiro Matos, Tarso Phelipe Pontes Oliveira, Tarso, Lauro Mauro Chagas Neto e as duas mulheres que estavam com o grupo, entretanto, foram liberadas.

Informações: Verdinho Itabuna

Mais de um milhão de pessoas ainda não viram local de prova do Enem



Mais de um milhão de candidatos ainda não conferiram o cartão de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Segundo o G1, o ministro considerou o número positivo, comparado a exames realizados em anos anteriores. "Todos os anos, o número de participantes é inferior ao número de inscritos. Não será diferente esse ano. Mas já estamos aí com 6,7 milhões de inscritos que já acessaram o cartão de inscrição e continua crescendo essa participação, então é número bastante expressivo, quando comparado com outros. Enem. Já estamos num excelente ritmo dos inscritos que deverão participar dessa prova", disse. De acordo com Mercadante, 915 mil pessoas trabalham na preparação e na aplicação da prova. "Temos, para distribuir as provas, 30 batalhões do Exército Brasileiro que armazenam as provas. Temos 30 mil profissionais da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar e da Polícia Civil, da Força Nacional. Fizemos um curso preparatório dos coordenadores, dessas forças de segurança, que trabalharão de forma integrada", disse. Mercadante afirmou que os portões serão fechados às 13h do horário de Brasília, e recomendou aos candidatos que não deixem para sair de casa ou para checar o local de provas. BN

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

NOVO ENDEREÇO VAI MELHORAR ATENDIMENTO NA ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) vai mudar de endereço para melhorar e ampliar o atendimento da população pelos programas sociais desenvolvidos em parceria com o Governo federal e aqueles mantidos pela Prefeitura de Itabuna. A nova sede fica na Rua Piauí, nº 140, Bairro Jardim Vitória, a cerca de 200 metros dos pontos de ônibus em frente ao shopping.
Novo endereço vai melhorar atendimento na Assistência Social -  Foto Wilson Oliveira
O secretário da Assistência Social, Francisco Edes Batista, afirma que a mudança visa garantir a melhoria da qualidade do ambiente de atendimento às pessoas, além de oferecer maior espaço e acessibilidade. "Estamos cumprindo a determinação do prefeito Claudevane Leite de oferecer mais conforto e segurança aos usuários dos programas sociais", afirma.
Com algumas obras para adequá-lo às necessidades dos vários departamentos da Secretaria da Assistência Social, como a construção de rampas de acesso para cadeirantes e pintura externa e interna dos cômodos, o novo espaço ficar pronto nos próximos dias. Atualmente, os beneficiários dos programas sociais são atendidos em um imóvel na Avenida Inácio Tosca Filho, no Centro da cidade.
A SAS mantém os departamentos de Proteção Social Básica Módulo I e II, Divisão da Juventude, Proteção Social Especial, Serviço de Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV), PETI, Programa Crack é Possível Vencer, Gestão do SUAS, Combate a Pobreza, Bolsa Família, Divisão de Habitação e Infoleite.
"A população será beneficiada, com instalações mais adequadas, arejadas e seguras. Até que haja a mudança de endereço dos servidores, mobiliário e equipamentos os atendimentos continuam na Avenida Inácio Tosta Filho", expressou a chefe de gabinete da SAS, Karina Santana.

Bancos oferecem 10% de aumento; empregados ainda vão avaliaram contraproposta


Os integrantes do Comando Nacional de Greve dos Bancários estão reunidos em São Paulo para avaliar a nova proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), de aumento salarial de 10% e reajuste de 14% sobre os vales-refeição e alimentação. A oferta patronal foi apresentada hoje (23), em rodada de negociações em São Paulo. No caso da correção dos vencimentos, houve uma pequena elevação sobre a última proposta, definida em 8,75%, mas que foi rejeitada pela categoria. Os bancários entraram nesta sexta-feira no 18º dia de greve. De acordo com nota divulgada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, os bancos pretendem descontar os dias parados ou cobrar dos empregados a reposição das horas não trabalhadas. As negociações em torno do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal vão ocorrer de forma separada, assim que terminarem as discussões entre os representantes dos bancários das demais instituições e da Fenaban. Os bancários reivindicavam, inicialmente, reajuste de 16% (aumento real de 5,6%), com piso salarial R$ 3.299,66 e Participação em Lucro e Resultados de três salários-base, mais parcela adicional fixa de R$ 7.246,82. A categoria também pede vale-refeição e vale-alimentação no valor de R$ 788 e melhores condições de trabalho, com o fim das metas individuais. (Agência Brasil)

Paciente com aneurisma cerebral pena na CTI do Hospital de Base à espera de cirurgia

 Sandra luta pela vida, enquanto espera pela cirurgia


Ela tem apenas 36 anos, mas está em coma induzido no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) do Hospital de Base, em Itabuna, para onde foi levada com fortes dores de cabeça na última sexta-feira (16). Sandra Ramos dos Santos foi diagnosticada com aneurisma cerebral e, desde então, se transformou em mais uma vítima do descaso da saúde pública.

O neurologista, responsável por dar o diagnóstico, informou para a família que a paciente está com dois coágulos no cérebro e precisa de uma cirurgia urgente. O caso de Sandra é grave e ela corre risco de morte. Ao Diário Bahia, a sobrinha da paciente, Daniela Silva dos Santos, relatou que, segundo o médico, essa operação poderia ser feita em Itabuna, só que custaria em torno de R$ 100 mil. Pelo SUS, somente em Salvador, para onde ela teria que ser transferida.

Sem condições financeiras, os familiares de Sandra, que é operária da Triffil, ficaram desesperados. Até o momento, todo o dinheiro que eles conseguiram foi R$ 2.500,00, frutos de doações de amigos e colegas de trabalho.

"Negociando a vida"
No entanto, na terça-feira (20), Daniela teve a informação de que era possível a realização dessa cirurgia em Itabuna mesmo e pelo SUS, no Hospital Calixto Midlej. Mais uma vez, a esperança deu lugar à decepção e angústia. "Nenhum médico quer operar minha tia. Soube que é porque não recebem o repasse da Santa Casa", disse Daniela.

Sensibilizados, amigos chegaram a montar um "plantão" na porta da Santa Casa, na tentativa de falar com algum neuro. "Depois de um dia inteiro lá esperando, ele virou para o pessoal e disse: 'Nem particular querem ela aqui. Mas se vocês conseguirem R$ 220 mil, nós damos um jeitinho', fiquei arrasada quando soube disso. O atendimento à saúde é um direito nosso. Estão negociando a vida da minha tia", disparou Daniela.

Ministério Público
A peregrinação da família de Sandra parece estar longe do fim. Na manhã de quarta (21), Daniela procurou o Ministério Público e denunciou o caso. Um dia depois, a jovem era informada pela promotora Renata Caldas, responsável pela área da saúde, que, ao ligar para Salvador para tentar a transferência da paciente, recebeu a informação que o cadastro do SUS de Sandra não era atualizado pelo Hospital de Base havia dois dias.


Daniela, então, foi orientada a voltar ao Base. "Uma funcionária me garantiu que tinha acabado de fazer isso [atualizar]. Voltei de novo para o MP e, na minha frente, Dra. Renata ligou para Salvador novamente e eles repetiram a mesma informação. O cadastro não foi atualizado. Estou indo novamente para o Base. Não aguento mais. Só Deus para me dar forças. Quanta humilhação".

Vale ressaltar que antes de ser transferida para a CTI, uma vez que não tinha vaga, Sandra foi entubada e ficou na sala de reanimação, após ter sofrido duas paradas cardíacas. A vaga no Centro de Terapia Intensiva só surgiu na quarta. "É horrível ver minha tia nessa situação. A gente sofre por não poder fazer nada. Até quando?", desesperou-se Daniela.

Outro lado
O Diário Bahia conversou com o médico Paulo Bicalho, diretor do Hospital de Base. Ele admitiu a gravidade do caso, explicando que o aneurisma é a dilatação do vaso sanguíneo, que pode se romper a qualquer momento, provocando a morte do paciente. Entretanto, garantiu que o hospital está fazendo a sua parte, atualizando diariamente o cadastro junto à Central de Regulação do Estado.
"Não depende do hospital. Não somos nós que determinamos o local para onde o paciente vai, e sim a Central. É claro que eles [a Central] vão sempre dar preferência à unidade credenciada mais próxima à cidade da família, vai depender da vaga", ponderou Dr. Paulo.

Quanto à Santa Casa, o Diário Bahia também manteve o contato com a Assessoria de Comunicação. Mas até o fechamento dessa matéria, a nota de esclarecimento não havia chegado. 

Informações do Diário Bahia