terça-feira, 31 de março de 2015

Parcelas do Programa Mais Educação estão atrasadas e prejudicam Municípios




Repasses em atraso prejudicam a educação básica da rede pública, informa o jornal O Globo, na edição desta terça-feira, 24 de março. A reportagem ouviu o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, que explica a situação. “Esses atrasos atingem o coração da Educação brasileira. O governo federal oferece o programa, diz que criou não sei quantas vagas de tempo integral, mas não repassa os recursos. Como o prefeito vai extinguir aquela atividade agora?”, argumenta.
O problema é o seguinte: até o momento, a União não repassou aos Municípios a última parcela de 2014 e a primeira de 2015 referentes ao Programa Mais Educação. Esse dinheiro deveria ter sido transferido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o que não ocorreu. E a oferta em tempo integral é uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado e defendido pela presidente da República, Dilma Rousseff.
Na reportagem, a União dos Dirigentes Municipais em Educação (Undime) comprova o que diz o presidente da CNM. Enquanto isso, o Ministério da Educação (MEC) nega os atrasos. No entanto,  O Globo procurou alguns gestores estaduais e municipais da área que também confirmaram os atrasos, uns desde 2014 e outros somente a de 2015. É o caso da Prefeitura de Florianópolis (SC), citada na matéria.
Muito além do Mais Educação

É ainda mais preocupante a situação das administrações municipais e estaduais, relevou Ziulkoski ao periódico. Também estão em atraso parcelas do Programa Mais Cultura, Ensino Médio Inovador e Escolas Sustentáveis ainda de 2014. As “consequências são gravíssimas” às prefeituras e aos estudantes, relata Paulo Ziulkoski.
A CNM encaminhou ofício ao FNDE para pedir explicações e cobrar essas transferências “com a maior brevidade possível para que não se torne insustentável para os Municípios a manutenção desses programas”. Mesmo assim o MEC declarou ao O Globo que os repasses estão em dia.

http://www.cnm.org.br

Globo muda a abertura de 'Babilônia'

"Babilônia" ainda não ganhou o coração dos telespectadores e a Globo mostrou neste sábado, que está se esforçando para isso. Antes, a abertura da novela vinha em um tom sóbrio, com o logotipo vermelho em uma parede de concreto. Agora, para ficar mais agrável, o logotipo está colorido, com o fundo em roxo. A música tema continua a mesma.

Nova abertura de 'Babilônia'

Antiga abertura de 'Babilônia'

Rede Globo faz operação de salvamento e relança Babilônia após queda da audiência


Camila Pitanga em cena de Babilônia; audiência da Globo no horário nobre caiu 19% em dez dias 


A Globo lançou neste final de semana uma operação de salvamento de Babilônia. Rejeitada por parte do público e boicotada por evangélicos, a nova novela das nove derrubou a audiência do horário nobre da emissora em 19% e, se não reagir, poderá entrar para a história como o mais baixo ibope das 21h. Desde ontem, para recuperar o público que migrou para SBT e Record, a Globo exibe chamadas introduzindo didaticamente as tramas da novela, em uma ação chamada de "relançamento". Mudou também a abertura e a apresentação da logomarca. 

Nas novas chamadas, que serão intensificadas nesta semana, a mocinha Regina (Camila Pitanga) está sendo apresentada para que quem nunca viu um capítulo de Babilônia entenda o que se passa caso sintonize a novela nesta segunda. "Rio de Janeiro, morro da Babilônia. Aqui vive Regina, uma mulher que se esforça para cuidar da família e tem muito orgulho de seu trabalho. Depois de uma decepção amorosa, ela nunca mais se envolveu com ninguém. Mas Vinicius [Thiago Fragoso] está conseguindo aos poucos mudar essa história", diz a chamada. 

Os intervalos também estão sendo bombardeados por chamadas apresentando tramas paralelas, como a do "político picareta" Aderbal (Marcos Palmeira) e do romance entre Rafael (Chay Suede) e Laís (Luisa Arraes), um Romeu e Julieta contemporâneo. As vilãs Inês (Adriana Esteves) e Beatriz (Gloria Pires) também estão sendo mostradas como inimigas que viraram aliadas. O esforço envolve também o jornalismo. Neste domingo, Camila Pitanga aparecerá no Fantástico apresentando o morro da Babilônia. 

Na nova apresentação da logomarca de Babilônia, o nome da novela aparece sobre um inspirador nascer do sol estilizado. Antes, vinha sobre uma parede de concreto. Desde ontem, a abertura está diferente. Ficou mais clara, com nova animação em computação gráfica. 

As mudanças são a primeira reação da Globo à baixa audiência de Babilônia. Por enquanto, nada vai mudar na trama, que tem grande frente de capítulos escritos. Mudanças só ocorrerão após uma reavaliação do departamento de teledramaturgia e de pesquisas com grupos de telespectadores. 

Internamente, a avaliação é a de que Babilônia exagerou ao concentrar os primeiros capítulos em personagens polêmicos, como as vilãs Beatriz (Gloria Pires) e Inês (Adriana Esteves) e no casal de lésbicas Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg). Avalia-se também que a parte mais folhetim, das mocinhas sofredoras e casais apaixonados, ficou em segundo plano. A cúpula da Globo, contudo, aprova a novela e aposta em um esforço de comunicação para levantar a audiência. 

Audiência despenca 
Babilônia está puxando para baixo a audiência da Globo. Em março, nos primeiros dez dias com a nova trama das 21h no ar, a rede registrou média de 23,5 pontos na Grande São Paulo entre 20h30 e meia-noite, contra 29,1 na reta final de Império. Com a queda, a emissora perdeu a chance de bater a média de junho de 2014, a maior no ano passado, durante a Copa do Mundo. 

Até a última quinta (26), a Globo acumulava 11,9 pontos na média das 24 horas de março, segundo o Ibope. É o melhor desempenho mensal da emissora desde a Copa, em junho (12,1). Boa parte desse desempenho foi graças a Império, que superou 40 pontos nos últimos capítulos. 

Babilônia teve a pior semana de estreia de uma trama das nove: 28 pontos. Na semana que passou, piorou ainda mais e estacionou nos 25. Ontem (28), chegou a marcar 21 pontos na prévia, uma audiência de novela das seis. 

Outro programa que puxou a média da Globo no horário nobre para baixo, o Jornal Nacional havia crescido com a reta final da trama de Aguinaldo Silva, porém caiu desde a estreia de Babilônia. Quando fazia "esquenta" para Império, beirava os 30 pontos. Com a nova novela das nove, não passa de 25. 

No horário nobre, o número de televisores ligados permaneceu praticamente estável (de 61,9 na reta final de Império para 61,1 com Babilônia). O que explica a queda da Globo, além do baixo ibope da novela, é a simples troca de canal. SBT e Record tiveram crescimento expressivo desde que a nova trama das 21h foi lançada. 

O SBT, com a reprise de Carrossel, saltou 31% nos últimos dez dias (de 7,0 para 9,2). A Record, que estreou Os Dez Mandamentos na última segunda (23), subiu de 7,2 para 8,8, crescimento de 21%. Na média das 24h, as duas emissoras estão empatadas (5,1). Cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande São Paulo.  UOL

ITABUNA: ESTUDANTE DIZ TER ENCONTRADO PERNA DE BARATA EM SANDUÍCHE DA SUBWAY

baraaa

Na última sexta-feira (27) uma estudante que preferiu não se identificar, esteve na franquia da Subway, que fica localizada na avenida Juracy Magalhães, em Itabuna.

A jovem diz ter encontrado uma perna de barata em um sanduíche, ela não encontrou a gerente da franquia no momento, e quando falou com uma funcionária sobre o ocorrido, foi informada que a única alternativa era ganhar outro sanduíche.

A estudante ficou indignada com a situação e já contratou um advogado para acionar a rede de fast food na justiça:

“ fiquei indignada com a situação, depois de 12 minutos que comecei a comer o sanduíche percebi algo estranho, foi quando encontrei a perna da barata. Para completar a funcionária da Subway me tratou com se fosse algo comum”.

Vale lembrar que recentemente em Itabuna a McDonald’s foi condenada pela a justiça a indenização por danos morais de R$ 5 mil a uma cliente que consumiu um copo de refrigerante com restos de barata.


barata
bara

ITABUNA: PRIMEIRA ETAPA DE CONSTRUÇÃO DA UPA 24 HORAS DO FONSECA AVANÇA

Com investimento de R$ 2,380 milhões do governo federal e contrapartida do Tesouro Municipal, a obra de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA – 24 Horas), do tipo II, no bairro Fonseca, segue o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde. Já foram concluídas as fundações e começam a ser erguidas paredes do primeiro módulo, onde vão funcionar salas da diretoria, alojamentos, central de gás, arquivo, almoxarifado, banheiros para funcionários, farmácia e laboratórios.
Obra de construção da UPA 24 horas do Bairro Fonseca - Foto Pedro Augusto 1
No segundo módulo serão construídos salas de raios-X, eletrocardiografia, leitos de observação, consultórios médicos e sala de estabilização. A construção do segundo módulo será iniciada ainda neste semestre, já que o andamento da obra depende da liberação de recursos pelo governo federal. O equipamento terá até 12 leitos de observação, capacidade para atender diariamente 300 pacientes e ajudará a desafogar os prontos socorros dos hospitais.
Obra de construção da UPA 24 horas do Bairro Fonseca - Foto Pedro Augusto 2
Planejada para resolver mais de 90% das urgências e emergências, como pressão, febre alta, fraturas, cortes e até infarto e derrame, a UPA funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana. Os pacientes já sairão da unidade com o diagnóstico sobre sua situação de saúde. A previsão é que a unidade seja inaugurada ainda no início do primeiro semestre de 2016.
Obra de construção da UPA 24 horas do Bairro Fonseca - Foto Pedro Augusto 4
A UPA – 24 Horas está sendo construída em uma área de 1.800 metros quadrados. Além do Fonseca, vai atender os moradores dos bairros São Caetano, Novo São Caetano, Gegeu Rocha, Maria Pinheiro, Daniel Gomes, Jardim Primavera, Novo Jaçanã, Jaçanã, Núcleo Habitacional da Ceplac, São Pedro, Vila Anália, Novo Fonseca, Vale do Sol, Pedro Jerônimo, Carlos Silva e Santa Clara.
PRATICAMENTE PRONTA
Já está praticamente concluída, a construção da UPA – 24 Horas do bairro Monte Cristo, que vai atender aos moradores daquele bairro, além do São Roque, Santa Inês, Parque Verde, Califórnia, Nova Califórnia, Parque Boa Vista, Antique, Vila das Dores, Fátima, além dos condomínios residenciais Pedro Fontes I e II, Jardim América I e II e Itabuna Parque. A Prefeitura trabalha para a aquisição de mobiliário e equipamentos médicos e hospitalares. A previsão é que a unidade seja inaugurada até o até julho.

ITABUNA: PEIXE DISTRIBUÍDO PELA PREFEITURA ASSEGURA ALIMENTO NA SEMANA SANTA

As 136 crianças com necessidades especiais atendidas pelo Núcleo Cuidar, no São Caetano, terão farto almoço nesta Quarta-feira Santa, com um cardápio especial a base de peixe. A instituição recebeu hoje da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), 75 quilos de corvina inteira congelada que serão utilizados na preparação da comida, segundo afirma a coordenadora Cláudia Alvarino Brito Santos, acrescentando que o excedente será distribuído entre as mães e responsáveis para reforçar a alimentação das famílias.
Distribuição do peixe mobilizou força-tarefa na Vila Olímpica de Itabuna - Foto Gabriel de Oliveira 5
Com 98 internos acolhidos e em tratamento ambulatorial, o Albergue Bezerra de Menezes recebeu da SAS 80 quilos de peixes, que serão suficientes para a preparação do almoço de quarta e quinta-feira. Diretor da instituição filantrópica, que atende portadores de doenças infectocontagiosas, o vereador César Brandão afirma que a distribuição do peixe representa um importante apoio para as entidades assistenciais, já que diminui os custos que teriam com a alimentação nestes dois dias da Semana Santa.
Distribuição do peixe mobilizou força-tarefa na Vila Olímpica de Itabuna - Foto Gabriel de Oliveira 6
O peixe foi distribuído nesta terça-feira pela Prefeitura para sete centros de recuperação e 10 instituições de caridade da cidade cadastradas no Conselho Municipal de Assistência social – CMAS, que receberam média de 600 gramas do pescado por pessoa assistida. A entrega aconteceu na área externa da Vila Olímpica, onde a Assistência Social movimentou servidores de outras secretarias e de órgãos municipais, como a Guarda Civil Municipal, além de voluntários do Tiro de Guerra 06-007, Polícia Militar e clubes de serviço como Lions Club.
Distribuição do peixe mobilizou força-tarefa na Vila Olímpica de Itabuna - Foto Gabriel de Oliveira 7
Até amanhã, a Prefeitura de Itabuna vai distribuir 45 toneladas de peixes entre as instituições e a população de 73 bairros e localidades, incluindo condomínios populares do Minha Casa, Minha Vida e comunidades rurais. O secretário José Carlos Trindade afirma que "se cumpre a determinação do prefeito Claudevane Leite de manter a tradição das famílias na Semana Santa, além de ser mais uma ação de combate à fome", explicou.
Distribuição do peixe mobilizou força-tarefa na Vila Olímpica de Itabuna - Foto Gabriel de Oliveira 9
Como parte das comemorações da Semana Santa, mais de 20 mil famílias de bairros centrais e periféricos e instituições filantrópicas e assistenciais de Itabuna serão beneficiados com 1,5 kg de corvina inteira congelada por senha, que serão entregues pelos presidentes de associações de moradores e de conjuntos habitacionais populares mediante repasse da Secretaria da Assistência Social - SAS. A distribuição do peixe, na época em que as famílias reúnem para o almoço da Semana Santa, foi determinada pelo prefeito Claudevane Leite e acontece desde o início da administração em 2013.

MUTIRÃO DA MAMOGRAFIA ALCANÇOU 97% DA META DE ATENDIMENTO PREVISTA

Mesmo tendo sofrido ataques de grupos que tentaram politizar o projeto e de setores que preferiam que ele não existisse, foi um sucesso o Mutirão da Mamografia promovido pela Secretaria Municipal de Saúde - SMS em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde - Sesab. Depois de 19 dias de intensa atividade, o mutirão terminou na noite de ontem e atendeu 5.246 mulheres, de todos os bairros e da zona rural do município. A quantidade de mulheres atendidas representa 97% da meta prevista, de 5.400 exames.
Mulheres lotaram o estande do Mutirão da Mamografia no sábado e domingo - Foto Wilson Oliveira 1
O Mutirão da Mamografia ocorreu em março em homenagem ao Mês da Mulher e atendeu uma média diária de 276 mulheres acima de 35 anos, que fizeram o exame bilateral da mama. A SMS já começou a entregar os primeiros 700 resultados que estão nas unidades de saúde. De acordo com a coordenação os demais chegarão dentro de alguns 45 dias e serão entregues gradativamente.
Exames de mamografias tem que ser feitos anualmente pelas mulheres - Foto Divulgação 2
O secretário municipal de Saúde, Eric Ettinger, avaliou positivamente os atendimentos e afirmou que cerca de 80% da demanda reprimida por mamografias foi sanada com o mutirão, que contou com equipamentos de imagem de última geração e teve os padrões e exigências de atendimento e humanização aprovados em inspeção realizada pela coordenação de Qualidade da Sesab.
Pacientes da zona rural aguardam atendimento no Mutirão da Mamografia - Foto Pedro Augusto 1
O Mutirão da Mamografia foi uma iniciativa integrada de várias secretarias municipais, tendo à frente a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Planejamento, responsável pelos contatos prévios com a Policlínica Condeúba, instituição que presta esse serviço em convênio com o Governo do Estado. A Prefeitura custeou somente as despesas de hospedagem, alimentação e deslocamento da equipe e material de expediente.

PREFEITURA DE ITABUNA TERÁ PONTO FACULTATIVO NA QUINTA-FEIRA SANTA

Nesta Quinta-Feira Santa, dia 2, será ponto facultativo nas repartições públicas municipais de Itabuna. Na Sexta-Feira Santa também não haverá expediente por ser feriado nacional.
Fachada da Prefeitura de Itabuna - Foto Wilson Oliveira 5
O Decreto nº 11.148, de 30 de março, destaca que as celebrações da Semana Santa têm alto significado religioso para a comunidade e excetua os serviços essenciais, a exemplo de hospitais, SAMU-192 e a coleta de lixo, que somente será suspensa no feriado da Sexta-Feira Santa, contudo, será normal na quinta e no sábado. Na segunda-feira o expediente na Prefeitura retorna em horário normal.

30% dos alunos do 5º ano no Brasil são analfabetos


O programa É Notícia, da RedeTV, entrevista o especialista em educação e presidente do Instituto Alfa e Beto (IAB) João Batista Araujo e Oliveira.
O educador fala sobre projetos bem sucedidos em educação no País. Para ele, um exemplo de projeto bem sucedido em educação é aquele em que a maioria das crianças de um município tem sucesso, em oposição à ideia de uma escola boa. De acordo com Oliveira, um dos casos no Brasil é o de Sobral (CE), que há 15 anos tem projeto de educação continuada. Oliveira explica que o município foi identificando as questões centrais e trabalhando sistematicamente uma a uma. Para o educador, o Brasil se descuidou do processo de alfabetização e para reverter isso é preciso organizar o currículo, organizar uma proposta adequada e fazer acontecer.

ILHÉUS: ESTUDANTES DA UESC REALIZAM PROTESTO

uesc1

A maior parte dos estudantes  da Universidade Estadual de Santa Cruz –(UESC) alega que o transporte público é uma das maiores dificuldades encontradas por eles. Em meio à outras reclamações, como a insuficiência e atrasos das bolsas permanência, os alunos reclamam do aumento das tarifas de ônibus intermunicipais, principalmente no que se refere a linha Itabuna x Salobrinho, com o reajuste de R$ 0,25, o que agrava mais ainda a situação.

Nesta terça-feira, (31), o Movimento Estudantil da UESC realizará o “Descatraca”, primeiro ato público por um transporte de qualidade. A concentração dos estudantes está marcada para às 10h30min, no Centro Estudantil Universitário, CEU, na referida universidade. De lá, os discentes seguem até a rodovia para a realização do protesto.

"O estado está sem recursos para dar aumento a servidor", afirma governador


O governador Rui Costa (PT) deu a entender que o estado não vai dar aumento linear para o funcionalismo em 2015 devido à queda na arrecadação nos primeiros três meses do ano. "Eu prefiro ter a reivindicação para o aumento do que ter a reclamação do atraso de salários", disse Rui, na tarde dessa segunda-feira, 30, pouco antes de participar da solenidade de posse do conselheiro Marcos Presídio no Tribunal de Contas do Estado (TCE). O governador disse que estão ocorrendo reclamações sobre atraso do salário de servidores em vários estados. "Vou buscar manter a folha, mas isso pressupõe que cada um faça sua parcela de contribuição. Não tenho máquina de imprimir dinheiro (…) tenho que pagar com os recursos que arrecado e a arrecadação não está respondendo em função da crise econômica", declarou. (Jornal A Tarde)

segunda-feira, 30 de março de 2015

Entidades reclamam de atraso no Mais Educação



Entidades de ensino reclamam que o governo federal atrasou envio de verbas para o programa de escolas em tempo integral, o Mais Educação. O programa do Ministério da Educação (MEC), que custeia a jornada de tempo integral em escolas municipais e estaduais de todo o País, estaria atrasado em pelo menos duas parcelas - a última de 2014 e a primeira de 2015. O MEC afirmou que não houve atrasos e que o prazo para os pagamentos termina no fim de abril.
"Recebemos reclamações de alguns municípios. Estamos levantando onde estão os casos. Houve atraso no início do ano", disse a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Cleuza Repulho.
De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) atrasou os recursos pela primeira vez desde a criação do programa.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pacto pela Educação prevê que todas as crianças da Bahia sejam alfabetizadas até os oito anos


O governador Rui Costa (PT) lançou nesta segunda-feira (30) o Pacto pela Educação, o alardeado grande projeto do início da gestão, em evento na sede do Senai Cimatec, em Piatã. “Ainda somos um estado pobre que avançou muito nos governos Lula e Dilma, mas ainda estamos longe do que queremos conquistar. 

O pilar disso é educação”, disse o petista, que revelou que outro evento – para empresários e “com queira participar pela melhoria da educação “ – será feito em abril. Uma das metas é alfabetizar todas as crianças da Bahia até os oito anos de idade. 

De acordo com o governador, o Pacto será composto por várias ações “articuladas”, tanto na área da infraestrutura das escolas quanto na área pedagógica. Por exemplo, a implantação da internet de banda larga em todas as unidades de ensino, com a participação da iniciativa privada. 
“A escola tem que ser um lugar onde tenha laboratório, tenha pesquisa, tenha novas ferramentas que motivem a nossa juventude”, disse Rui. O governador acredita que as famílias dos alunos precisam participar da educação: “O fundamental é chamar a família. Acredito nisso e acho que é transformador e vai revolucionar as escolas da nossa rede estadual”, defender o gestor, que acredita que a dificuldade inicial é “sair da inércia”. 

Além disso, o petista revelou que o Pacto prevê indicadores, metas e premiação para os professores da rede estadual, os municípios  e as escolas que tiverem o melhor resultado. “A premiação para os municípios será em recursos e obras de educação e na área cultural e para os profissionais da educação será um bônus salarial que nós vamos pagar se os resultados de cada escola forem alcançadas”, disse o governador. 

Patrulha do Som: Settran amplia fiscalização em Itabuna


O trabalho de educação, orientação, fiscalização e patrulhamento da Prefeitura de Itabuna para que sejam evitados abusos de veículos e equipamentos de som que atormentam o sossego alheio, entre a sexta-feira e domingo, entrou na quarta semana consecutiva de atuação. 

A equipe de patrulhamento percorreu bairros como o São Caetano, Centro, Pedro Jerônimo, Sarinha, Pedro Jerônimo, Ferradas, Jardim Vitória, Monte Cristo, Santa Inês, Califórnia, Santo Antônio, São Judas, São Lourenço, Banco Raso, BNH e Mangabinha. 

A princípio, a ação dos fiscais volta-se para a orientação dos infratorese também para casos que vão para além das atribuições propriamente ditas da Patrulha do Som. No bairro da Mangabinha, por exemplo, um motorista foi autuado por estacionar em local proibido, comprometendo o fluxo de veículos de grande porte entre as ruas do Berilo e Bahia. 

Já no bairro Sarinha, um cidadão foi preso por desacato e apresentado à Delegacia no Complexo Policial de Itabuna. O diretor do Departamento de Educação para o Trânsito da SETTRAN, Jorge Teles, disse que o objetivo da Patrulha do Som é que as pessoas se conscientizem não por conta de uma autuação. 

“Nossa função principal é a de conversar, demonstrar para as pessoas que elas estão tendo uma conduta indisciplinada e que é muito melhor o bem-estar coletivo que é um direito de todos. O barulho é uma dessas situações contraria paz e a tranquilidade social garantidas por lei”, disse.

Jequié: Catadora acha documentos públicos e é presa ao pedir valor para devolver


Uma mulher que trabalha como catadora de materiais recicláveis foi presa após ter pedido dinheiro em troca de documentos públicos achados em terreno baldio no município de Jequié, no sudoeste da Bahia. De acordo com o titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), Almir Fernandes, ela estava com papéis do Serviço de Atendimento Judiciário (SAJ) e do Sinebahia, órgãos vinculados, respectivamente, ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE). Segundo Almir Fernandes, a mulher diz que encontrou os documentos em um terreno baldio próximo de casa, no bairro de Joaquim Romão. Com os papéis em mãos, ela teria passado a ligar para os órgãos solicitando dinheiro para fazer a devolução. "Ela passou a fazer cobrança. Ligou pela primeira vez e disse que queria R$ 1 mil. Ligou novamente e passou a pedir R$ 1,5 mil. Então, ela passou o número da conta. Foi feito depósito mínimo para a conta e, assim, identificamos de quem se tratava", contou o delegado. Segundo a investigação, os órgãos responsáveis pelos documentos atuavam no prédio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), que teve a parte interna destruída por incêndio no dia 3 de fevereiro deste ano. "O pessoal foi fazer a limpeza e deve ter feito o descarte neste terreno", acredita o delegado. Após identificação do endereço, a mulher foi presa em flagrante na segunda-feira (23) por crime de supressão de documentos públicos, que prevê reclusão de dois a seis anos. Os documentos também foram recuperadas. A mulher foi encaminhada para o Conjunto Penal de Jequié. A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap) disse que a mulher é mantida em uma cela isolada e deve passar por exames rotineiros de avaliação psicológica na terça-feira (31). Os funcionários indicados pela assessoria de imprensa SineBahia para falar sobre o assunto não quiseram se posicionar sobre o assunto. O G1 procurou também o TJ-BA e não obteve resposta da assessoria de imprensa até a publicação. (G1)

ILHEENSE É CAMPEÃO BRASILEIRO DE TAEKWONDO

Diego faturou título brasileiro na categoria juvenil até 51 quilos (Foto Divulgação).

O estudante ilheense Diego Figueiredo, de 16 anos, do Colégio Municipal Temístocles Andrade e morador do bairro Teotônio Vilela, sagrou-se campeão juvenil masculino (51kg) do Grand Slam Brasileiro de Taekwondo, sábado (28), em Betim (MG).
Diego treina em um projeto mantido no Teotônio Vilela com a ajuda de moradores e apoio do seu técnico, Leandro Ferreira, e da Secretaria de Educação do Município.
Diego será recepcionado hoje, às 19 horas, pela comunidade. A homenagem começa na entrada do bairro. O campeão brasileiro desfilará em carro aberto, cedido pelo Corpo de Bombeiro.
Com a vitória, o ilheense passa a integrar a Seleção Brasileira de Taekwondo, que disputará o Panamericano, programado para setembro, no Canadá. O ingresso do atleta na seleção foi confirmado pela Nova Confederação Brasileira de Taekwondo, logo após o resultado do Grand Slam.

GOVERNADOR LANÇA PACTO PELA EDUCAÇÃO

Rui Costa lança pacto pela educação (Foto GovBA).

As diretrizes que vão nortear a educação na Bahia foram apresentadas pelo governador Rui Costa na manhã desta segunda-feira (30), durante o lançamento do Pacto pela Educação, no Senai/Cimatec, em Salvador. Batizado de Educar para Transformar, o programa estadual vai garantir a excelência no ensino e o acesso a instituições públicas de qualidade para crianças, jovens e adultos. No evento, o Governo do Estado firma parceria com as prefeituras das cidades do interior e também da capital, por meio da assinatura do termo de compromisso com o projeto.
Na cerimônia, que contou com apresentações de poema e música de estudantes da rede pública, o governador recepcionou prefeitos e representantes das administrações municipais para apresentar as propostas do Pacto, que é baseado em cinco eixos básicos: colaboração entre Estado e municípios, fortalecimento da educação básica, educação profissional, parcerias com as escolas e a integração entre as famílias e as escolas.
O programa também vai mediar o envolvimento de empresários, instituições públicas e privadas, universidades e outras organizações sociais, a exemplo de sindicatos. Esta interação vai permitir que todos os envolvidos contribuam para um melhor rendimento dos já matriculados, além de garantir o acesso universal à educação de qualidade e aumentar os indicadores de desempenho escolar.
Em coletiva, Rui Costa afirmou que o pacto é um grande movimento que foi chamado de “Educar para Transformar” porque pretende melhorar os principais índices da educação no estado, modificando a realidade de toda a Bahia. “Aqui temos prefeitos, deputados, ou seja, todo o poder público representado nesse primeiro momento. Em abril, mobilizaremos também a sociedade civil com empresários, ONGs e outras instâncias que queiram aderir ao pacto. São grandes metas e indicadores que queremos avançar na Bahia”, afirmou o governador.
Ainda de acordo com Rui, a partir das visitas a 41 escolas no interior e na capital, foi possível perceber que há disparidade de rendimento, inclusive de estrutura física, não só entre o ensino particular e público, mas entre as escolas da rede. “É notável a melhoria de escolas onde as comunidades escolares estão mais mobilizadas, como professores, corpo dirigente e sociedade. Por isso, estamos aqui realizando essa grande mobilização dos baianos para avançar e transformar o estado da Bahia”, explicou.

ESTÍMULO

Algumas das metas estabelecidas no Pacto serão premiadas anualmente, para estimular os municípios, escolas e sociedade a cumprirem o acordo. “Queremos promover a concorrência do bem e reconhecer o trabalho dos professores e alunos, premiando-os por assiduidade, por melhorias dos índices, além de premiar também cada cidade pelas ações promovidas”, falou Rui. Outros projetos ainda devem ser resgatados como as Olimpíadas Estudantis, enquanto outros receberão ainda mais apoio, como o já conhecido Festival Anual da Canção Estudantil (Face).

TIME DE ENDEMIAS VENCE 4º TORNEIO DO SINDSERV


Debaixo de um sol escaldante, o time de Endemias conquistou o troféu do 4 Torneio do Sindserv, realizado na manhã deste domingo (29) e que também marcou o lançamento da campanha salarial dos servidores municipais de Itabuna. A equipe da Guarda Municipal ficou em segundo lugar.

Junior, do time de Endemias, foi goleiro menos vazado. Givanildo, jogador da Guarda Municipal, foi o artilheiro do torneio.


Parabéns às demais equipes que participaram do torneio!

Entidades assistenciais de Itabuna serão as primeiras a receber o peixe da Semana Santa


A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria da Assistência Social - SAS começará a distribuição do peixe da Semana Santa pelas entidades assistenciais e filantrópicas. Nesta terça-feira, a partir das 7 da manhã, cada uma das 17 instituições selecionadas - de acordo cadastro atual do Conselho Municipal de Assistência social – CMAS - receberá uma média de 600 gramas de peixe por pessoa assistida pela entidade, de acordo o grau de vulnerabilidade social. 

Depois das instituições sociais o peixe será distribuído a famílias da Roça do Povo, Ribeirão Seco, Horteiros, Bela Flor e do entorno do aterro sanitário, além das vilas de Mutuns e Itamaracá. Nessas localidades quem fará a entrega do peixe serão os presidentes das associações de moradores, sob a supervisão da SAS. Pela logística definida este ano a distribuição do peixe será feita diretamente pelos dirigentes de associações e dos condomínios do Minha Casa Minha Vida. Cada família receberá 1,5 kg de corvina inteira congelada. 

Este ano, mais de 20 mil famílias e instituições filantrópicas e assistenciais de Itabuna serão beneficiadas com o peixe distribuído pela Prefeitura. A quantidade de peixe foi aumentada por determinação do prefeito Claudevane Leite, que quer fazer com que o alimento chegue ao maior número de família de baixo poder aquisitivo do município. 

Segundo o secretário da Assistência Social, José Carlos Trindade, todo o trabalho será acompanhado pela Comissão de Distribuição do Peixe. “Preparamos toda uma logística para que a entrega do peixe não tenha problemas. 

A população pode cooperar obedecendo às orientações dos dirigentes de associações de moradores e dos condomínios. Deve comparecer aos locais de distribuição apenas quem recebeu senhas que foram repassadas às associações e condomínios na sexta-feira passada”, disse.

Fies passa a exigir média mínima no Enem


A partir desta segunda-feira (30), o estudante que tiver média inferior a 450 pontos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não poderá se inscrever para uma bolsa do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além da média mínima, o candidato não pode ter nota zero na redação. As inscrições vão até o dia 30 de abril. Em fevereiro, foram abertas as inscrições para novas adesões ao Fies, mas sem a obrigatoriedade da nota mínima. Era preciso apenas ter feito o Enem para solicitar o financiamento. Não estão sujeitos a essa regra os professores do quadro permanente da rede pública matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. 
A regra de exigir a média mínima no Enem foi estabelecida em portaria do Ministério da Educação, publicada em dezembro de 2014, e gerou descontentamento de estudantes e representantes de instituições privadas de ensino superior. Instituições estimam que a mudança reduzirá em pelo menos 20% o número de contratos do Fies. A estudante Kamila Monteiro, de 18 anos, obteve média de 426 pontos no Enem e conseguiu o contrato do Fies antes da aplicação da nova regra. Ela avalia que os estudantes de escola pública como ela serão prejudicados com a mudança. “Dizem que é para melhorar a qualidade do ensino, mas quem está em escola pública tem dificuldade para fazer a prova do Enem. Então, é preciso começar melhorando a qualidade do ensino médio e não dificultar a entrada no ensino superior”, diz Kamila, que vai cursar psicologia em uma instituição de São Paulo. O Ministério da Educação descarta a possibilidade de abrir mão da exigência. Segundo a pasta, a mudança foi feita em prol da qualidade do ensino superior e o diálogo com as entidades é permanente. O Fies financia de 50% a 100% das mensalidades, dependendo da renda familiar mensal bruta. É destinado a alunos matriculados e cursos superiores presenciais não gratuitos, oferecidos por instituições cadastradas no programa e que tenham obtido resultados positivos nas avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Entre as mudanças feitas pelo ministério no Fies estão também a alteração de 12 para oito no número de parcelas de repasse de recursos para as instituições privadas e percentual máximo de reajuste para mensalidades no caso de aditamentos de contratos. (Agência Brasil)

Salário mínimo deverá ser de R$ 851 no ano que vem


O salário mínimo deverá subir dos atuais R$ 788, neste ano, para R$ 851, em 2016.A previsão, feita pelo economista José Dutra Vieira Sobrinho, tem como base o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 2014, divulgado ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Economia e Estatística), que ficou em 0,1%, mais a projeção de inflação para este ano, que é de 7,9%.Com o crescimento baixo, o aumento real do mínimo será de 0,1% em 2016, o que representa R$ 1 a mais.Desde 2003, a fórmula de reajuste do salário mínimo garante aumento maior para quem recebe o piso.Além da inflação do ano anterior, o reajuste leva em consideração o crescimento do país de dois anos antes. (Fonte: Rede Brasil)

Jornalista Beatriz Thielmann, da TV Globo, morre em São Paulo


A jornalista Beatriz Thielmann, da TV Globo, morreu em São Paulo neste domingo (29). A repórter tinha 63 anos e lutava contra um câncer. Ela deixa dois filhos e dois netos. Em nota, a Rede Globo diz: "Para os colegas, a perda é irreparável. 

A direção da Globo ressalta que Beatriz era uma profissional brilhante e uma colega de trabalho sem igual". Com mais de 30 anos de carreira, Beatriz Theilmann cobriu importantes momentos do país, como a promulgação da Assembleia Nacional Constituinte, em 1988, a eleição e morte de Tancredo Neves, a implantação do Plano Cruzado, a Eco-92, os Jogos Pan-Americanos e a visita do Papa Francisco ao Rio. 


A primeira escolha profissional foi o curso de direito, mas, depois de dois anos, trocou pelo de jornalismo. No final de 1982, Beatriz ficou sabendo que a Globo abriria uma vaga de editor de texto. Entrou para o estágio e acumulou duas funções. 

Uma no jornal impresso e outra na TV. Na Globo, passou por Bom Dia Brasil, Jornal da Globo, Jornal Nacional, Globo Repórter, além da GloboNews. Cobriu diversas áreas, entre cidade, economia e política.

Alunos do Vivarte participam de amistosos em Itajuipe


Adolescentes do Viv-à-rte, programa social da Prefeitura de Itabuna,  participaram neste domingo, 29, de jogos amistosos de futebol com adolescentes do Projeto Meninos de Itajuípe.

O evento ocorreu no estádio Humberto Badaró no município de Itajuípe. Os adolescentes viajaram em ônibus fretado pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e foram acompanhados pelo educador social José Roberto Santos e por um dos supervisores do programa Viv-à-rte.

Gerido pela FICC, o programa Viv-à - rte, visa estimular o protagonismo juvenil, a partir de ações de arte, esporte e tecnologias, além de oferecer aos adolescentes uma atenção integral nos seus múltiplos aspectos bio-psico-social. O programa atende atuamente cerca de dois mil adolescentes em 40 núcleos em toda a cidade.






Ônibus da São Miguel sai da pista na Ilhéus-Uruçuca


Acidente na manhã de sábado (28), no km 12 da rodovia Ilhéus-Uruçuca. O ônibus da empresa São Miguel, após um defeito mecânico na mola mestra, saiu da pista caindo numa pequena ribanceira. 

Por pouco esse veículo não colidiu com uma carreta, segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

Menores são flagrados com crack


Dois adolescentes foram apreendidos no condomínio Vida Nova, bairro Califórnia, após serem flagrados com crack. Os policiais da Base Comunitária de Segurança conduziram os menores ao Complexo Policial na última sexta-feira (27).

http://www.verdinhoitabuna.com.br/

Jogou-se do prédio: professor comete suicídio em Itabuna


Um professor acabou morrendo após se jogar do quarto andar do prédio em que morava, na Rua 25 de Dezembro, no bairro São Caetano, em Itabuna. O fato aconteceu na noite de ontem (29) e chocou testemunhas.

Josenildo Brandão tinha 39 anos de idade. Segundo vizinhos, ele lecionava matemática no colégio Ciomf (Centro Integrado Oscar Marinho Falcão). Josenildo ainda foi socorrido com vida e encaminhado para o hospital de Base, com diversas fraturas pelo corpo, incluindo coluna, fêmur e costelas.

Os médicos ainda tentaram reanimar o educador, mas sem sucesso. Josenildo não resistiu aos ferimentos, morrendo pouco tempo depois. A motivação do suicídio ainda é desconhecida.

http://www.verdinhoitabuna.com.br/


domingo, 29 de março de 2015

Aplicativo para exame de dengue é testado pela primeira vez em Ilhéus

Aplicativo foi testado nesta quinta, 26, e será usado em ilheus até esta sexta, 27. Foto Alfredo Filho Secom Ilheus


Com o objetivo de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, em Ilhéus, a Prefeitura e o Governo do Estado iniciaram a formação de uma “força tarefa” para ações compartilhadas para o enfrentamento do problema. A proposta do prefeito Jabes Ribeiro foi discutida nesta quinta-feira, 26, durante reunião com o sub-secretário de Saúde do Estado, Roberto Badaró, na presença das respectivas equipes técnicas.
Como resultado desse entendimento, a Secretaria de Saúde do Estado aplicou em Ilhéus o primeiro teste do aplicativo desenvolvido para exame de detecção de dengue, cujo resultado pode ser revelado após 20 minutos.
“Temos adotado todas as providências para assegurar as ações de combate à proliferação da dengue. Num momento como esse o que vale é somarmos as forças e atuarmos com eficiência para o bem da saúde pública”, declarou o prefeito. Durante o encontro, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) também apresentaram o relatório da coordenação de Vigilância Epidemiológica sobre a evolução da infestação de dengue no Município.
“Eu trouxe a equipe, não só a equipe de vigilância, mas a equipe de laboratório, primeiramente, para que a gente teste um novo equipamento, que é um teste rápido pra diagnóstico de dengue, que já está sendo feito pra chikugunya. Esse, pra dengue, que estamos testando aqui pela primeira vez. Ele é acoplado a um leitor inteligente, se chama “smart reader”, que é de onde vem a tecnologia: você acopla o teste, lê o teste, coloca os sintomas que o paciente está tendo e ele lhe diz qual a probabilidade daquele caso ser verdadeiro de dengue ou chikugunya”, afirma o sub-secretário de Saúde do Estado, Roberto Badaró.
O equipamento foi testado no Pronto Atendimento (PA) da dengue, unidade exclusiva montada no bairro Cidade Nova, com o objetivo de concentrar o diagnóstico, por volta de meio dia, na paciente Josenilda Dias Santos, acompanhado pelo secretário de Saúde de Ilhéus, José Antonio Ocké. O equipamento permanecerá em Ilhéus durante dois dias, para auxiliar o atendimento  dos casos suspeitos de dengue na cidade. “Vamos deixar o aparelho aqui, pra que ajude ao médico, ao agente de saúde, a identificar o caso, fazer o georreferenciamento, porque no celular, ele tem transmissão por GPS”, declarou Robereto Badaró.
Sobre o trabalho conjunto com o município, o secretário afirmou: “Estamos aqui com o prefeito Jabes Ribeiro, o secretário José Antonio Ocké, e que estavam preocupados com a dengue, porque realmente há casos já confirmados da dengue. O que a gente precisa é juntar esforços pra verificar se realmente há aumento progressivo de casos e dar continuidade ao que já vem sendo feito. As vezes, o recursos locais não são suficientes porque o numero de casos é grande. Aí, precisa melhorar a estrutura, deslocar temporariamente equipes pra gente  poder fazer o combate ao mosquito”, acrescentou.

ITABUNA: BENEDITO RECEBE HOMENAGEM PELOS 40 ANOS DE JORNALISMO

BENÉ


O jornalista Ederivaldo Benedito completou, na última quarta-feira (25), 40 anos de atividade na área da comunicação. A marca foi lembrada na sessão plenária realizada no mesmo dia, na Câmara Municipal de Itabuna, com destaque para a moção de aplauso apresentada pelo vereador e radialista Nadson Monteiro (PPS).

Monteiro lembrou que Bené, como o jornalista é conhecido, atuou em diversos veículos de comunicação de Itabuna e de Salvador, sempre demonstrando competência e revelando-se como um dos melhores repórteres do jornalismo baiano. O vereador salientou ainda a atuação de Bené no rádio, tendo inclusive exercido a presidência do Sindicato dos Trabalhadores em Rádio e Televisão de Itabuna (Stert).

“Além de ser um profissional conceituado, Bené é também um amigo de muitos anos”, declarou Monteiro. O vereador declarou ter “profunda admiração por tudo o que o jornalista fez pela comunicação regional”.

A FEBRE CHIKUNGUNYA DEIXA MAIS SEQUELAS QUE A DENGUE.

Gilberto Barros se despede da RedeTV! e equipe técnica festeja aliviada


Gilberto Barros se despediu nesta quinta-feira da RedeTV!. O apresentador não teve seu contrato renovado.
Quando foi se despedir da equipe técnica, ele até ganhou alguns sorrisos e aperto de mão, mas a comemoração rolou solta assim que o apresentador deixou a sede do canal.
A fama de Gilberto na RedeTV! não era das melhores. Ele vivia se desentendendo com câmeras, operadores de luz e de som. Não era fácil trabalhar com Leão, por isso mesmo ninguém sentirá saudade dele. Que coisa, hein?

Quando o álcool começa a prejudicar a sua vida?



O consumo social de álcool faz parte da vida das pessoas. Um bom vinho “harmoniza” um bom jantar; uma cerveja com os amigos, junto com o futebol na TV, é imperdível; um chope no fim de um dia de trabalho relaxa o estresse; um réveillon sem champanhe é impensável. A bebida, portanto, acompanha momentos especiais na vida de todos. Os problemas começam a acontecer quando os limites do tolerável são ultrapassados. Não nos devemos esquecer que o álcool é uma droga. Como tal, pode levar à dependência, à doenças graves e fatais, que matam lentamente. Dependendo da dose ingerida, pode também matar pessoas saudáveis agudamente. Foi exatamente isso que recentemente aconteceu com um universitário de 23 anos que faleceu após ingerir, em poucas horas, 30 doses de vodca. Além disso, o álcool pode ocasionar situações de igual gravidade em pessoas, adultos ou crianças, que não beberam uma só gota de álcool. Para isso, basta que um alcoolizado pegue a direção de um carro e saia andando por aí, facilitando um acidente que pode ser fatal para quem cruzar o seu caminho. Cada bebida tem caracteristicamente um teor alcóolico maior ou menor. 

Entende-se por teor alcoólico a porcentagem de álcool medida em 100 ml de uma bebida. Assim, a vodca, por exemplo, é das que mais tem álcool: em torno de 45%; uísque e aguardente tem em torno de 43%; a caipirinha, 20%; o vinho, uma média de 9 a 14% e a cerveja e o chope são os que menos teor tem: em geral menor que 5%. Claro que estes valores são médios e podem variar de acordo com a marca do produto. Mas álcool é álcool. Por isso, independentemente da forma e do nome com que é consumido, no corpo vira etanol. E vai exercer seus efeitos. Em todas as pessoas. O etanol é metabolizado no fígado, que é o “laboratório” do organismo. Para que se tenha uma ideia, todo o produto de nossa digestão sai do intestino e vai para o fígado que direciona, armazena, ordena e libera os nutrientes quando necessário. Um laboratório em escala industrial, que funciona vinte e quatro horas por dia, ininterruptamente, desde os primórdios da vida no útero materno até o último suspiro. A metabolização do etanol ocupa “espaço” nesta complexa variedade de funções que tem o fígado. Resultado: outras funções são prejudicadas. Enquanto o fígado trabalha, o etanol em excesso circula e o cérebro é um dos órgãos mais acometidos. O raciocínio embota. As atitudes se tornam extremas. Perde-se a razão. Faz-se coisas das quais não é possível lembrar depois. E várias delas causam constrangimento, vergonha ou, o que é pior, podem ser fatais para a própria pessoa ou para quem está perto dela. Por isso, o consumo exagerado não é obviamente aconselhável para ninguém. Cada um deve saber qual é quantidade segura de cada bebida que consome. Importante saber que uma pessoa é diferente da outra. Cada organismo é próprio, individual, tem seu DNA único. Cada um deve, portanto, saber de si. Exames médicos regulares, que mostram se a função hepática está ou não comprometida, são essenciais para todos os que gostam de beber, ainda que socialmente, independentemente da quantidade e da bebida ingerida. Há os que tomam uísque e estão com o fígado em ordem há os que tomam cerveja e necessitam de orientações médicas. Não há, portanto, uma quantidade “segura”. Cada um é um. Conheça-se, entenda-se melhor e respeite-se. Se for beber, faça-o com inteligência. (Fonte: G1)

59% dos brasileiros sofrem e impotência


Pergunte a um homem se ele já falhou na cama e ganhe uma resposta cheia de dedos e constrangimento. Os homens são ensinados que não estar pronto para o sexo é fraqueza e que, para ser macho (seja lá o que isso quer dizer) é preciso estar sempre a ponto de bala (pura besteira!). Mas a verdade é outra! A pesquisa De Volta ao Controle, feita pela Sociedade Brasileira de Urologia mostra que 59% dos homens já brochou ou tem problemas de ereção frequentemente. Os problemas aumentam com a idade – 71% dos homens com mais de 60 anos sofrem de impotência -, mas quase metade dos homens com menos de 40 anos entrevistados convive com o problema ao menos uma vez a cada seis meses. Entre 12% dos entrevistados de todas as idades, o problema é recorrente. Entre 19% dos casais, a falta de ereção é uma realidade mensal. Aproximadamente 30% dos homens responderam que não sabem, deixariam ou talvez deixariam de ter relação sexual por medo de não conseguir manter a ereção. Foram entrevistados homens com idade entre 40 e 69 anos de todas as regiões do Brasil. Há tratamento! Para 80% dos entrevistados não há diferença entre os graus de disfunção erétil – mas há, gente! – e 34% das pessoas ouvidas não conhecem qualquer tratamento para a doença. É importante o apoio da parceira ou do parceiro e o incentivo para a busca de um urologista. Os tratamentos existem na forma oral, em injeções e implantes. Conheça um pouco mais sobre eles e ajude seu parceiro a quebrar esse tabu!

TRATAMENTO ORAL: melhora o fluxo de sangue para o pênis, melhorando a ereção. As taxas de sucesso variam de 56% a 84%. Os pontos negativos é que não podem ser usados em paralelo a outros medicamentos vasodilatadores que contenham nitratos e podem não funcionar para até 30% dos homens.

TRATAMENTO POR INJEÇÃO: é aplicada no pênis, melhora o fluxo de sangue para o pênis e, consequentemente, a ereção. As taxas de sucesso variam de 56% a 84%. Os pontos negativos é que podem gerar priapismo (ereções por mais de quatro horas que podem causar fibrose no pênis).

IMPLANTES: apontados como as mais efetivas opções para se obter uma ereção artificial satisfatória, são seguros e chegam a 97% de eficácia. Podem ser utilizados implantes maleáveis (prótese composta por dois cilindros de silicone, com uma haste metálica em seu centro, flexíveis e dobráveis a 90°, que são colocadas dentro do pênis, deixando-o permanentemente em estado de ereção) ou inflável (que reproduz o preenchimento do pênis, imitando o fluxo sanguíneo natural no momento da ereção). Os pontos negativos são complicações como infecção (3%), erosão (1%) e mau funcionamento do dispositivo (12%). (Fonte: Yahoo/Notícias)