terça-feira, 19 de junho de 2012

Gavião-real é resgatado pela CIPPA em Vera Cruz


Também conhecida como harpia, gavião-real é a ave de rapina mais poderosa do mundo

PORTO SEGURO - A CIPPA (Companhia Independente de Policiamento de Proteção Ambiental) resgatou, nesta segunda-feira (18), um gavião-real, também conhecido como harpia.

A ave é um indivíduo jovem, com idade estimada em dois anos e foi encontrada no interior da Fazenda Sertaneja, em Veracruz, distrito de Porto Seguro, após a Polícia Militar ser avisada por funcionários da fazenda.

A harpia foi transferida para a Estação Ecológica do Pau-Brasil/CEPLAC, onde recebeu os primeiros cuidados na sede da CIPPA, sendo então enviada para análise médico-veterinária, realização de exames e avaliação clínica.

Após a avaliação médica, a harpia será submetida a uma análise técnica, para verificar a possibilidade de sua inclusão no Programa Nacional de Conservação do Gavião Real, passando a integrar o plantel de indivíduos acompanhados pelo Projeto Harpia da Mata Atlântica, uma iniciativa voltada para a pesquisa, reabilitação, soltura e conservação da população de Harpiasna região sul da Bahia.

Segundo a CIPPA em Porto Seguro, o resgate desta harpia é um reflexo do trabalho desenvolvido pelas forças de segurança pública na região sul da Bahia, com o consequente aumento da confiança da população, que cada vez mais contribui através de telefonemas com informações de interesse.

As harpias são as aves de rapina mais poderosas do mundo, não existindo nenhuma com tamanha força física. Elas habitam áreas de floresta conservada e são um indicativo da saúde dos ecossistemas onde ocorrem, pois se alimentam de uma grande variedade de presas que dependem da mata conservada, como preguiças, macacos, porcos e veados.

Pessoas que disponham de mais informações sobre a presença de Harpias no sul da Bahia podem entrar em contato com a CIPPA, através do telefone 73 3274 1188.

Nenhum comentário:

Postar um comentário