sexta-feira, 22 de junho de 2012

GABRIELA

A novela Gabriela, baseada no livro de Jorge Amado, teve seu primeiro capítulo apresentado na Globo NA SEGUNDA, logo após a novela Avenida Brasil. Segundo o Portal Uol, a novela atingiu 30 de ibope, o que, pelo horário, é um excelente ibope.Vamos lá para o que aconteceu na novela, incluindo as coisas que eu já tinha comentado com vocês e que eu disse que iriam acontecer.
 Primeiro vamos falar do personagem Nacib, interpretado pelo ator Humberto Martins.O personagem Nacib é um árabe que veio do Oriente. Então ele tinha que ter sotaque árabe, assim como em outras novelas, os personagens imigrantes, tinham os sotaques, italiano, árabe e português.
Na primeira versão de Gabriela, o personagem Nacib era interpretado pelo ator Armando Bogus que dava um show de interpretação, com sotaque e tudo mais. Mas o Humberto Martins, só sabe interpretar o papel dele mesmo, Humberto Martins. Podem puxar todos os personagens que ele já interpretou e, em todos, ele tem o mesmo perfil de interpretação e muitos, sem camisa.
Agora, o personagem Nacib, que é um imigrante árabe, ao invés de ter sotaque árabe, tem sotaque baiano. E fala palavrão em árabe. Eu já tinha dito aqui, na semana passada, que Humberto Martins seria uma grande decepção.
 Eu disse aqui também que Ivete Sangalo seria uma boa surpresa. E foi. Ivete é muito mais intérprete do que cantora de suas músicas. E interpretar o papel de Maria Machadão, uma prostituta que virou cafetina, dona do bordel, foi um desafio que Sangalo encarou e venceu.
Quanto ao bordel, chamado de Bataclã, pra senhora dona de casa, que não saiba bem o que seja um bordel, bordel é uma boate que também tem quartos onde as moças fazem sexo com os homens a troco de dinheiro.
Mas, vejam vocês, que a novela se passa em 1920 e construíram um bordel todo criado no estilo Art Nouveau. E de uma suntuosidade, de um luxo inexistente num bordel de uma cidadezinha da Bahia em 1920. O Bataclã tem o luxo de um palácio francês, e até o estilo Art Nouveau, que colocaram na decoração, só começou a existir na América do Sul, na Argentina e Uruguai, em 1940. Ou seja, nem no Brasil isso existia nessa época. 
 Vamos mais adiante. A Gabriela interpretada por Juliana Paes, atravessa um verdadeiro deserto nordestino, o seu tio morre no meio do caminho, ela enterra o seu tio nesse mesmo deserto, então ela chega em Ilhéus e fica numa pracinha esperando Nacib chegar com um sorriso nos lábios. Isso é um erro de interpretação inaceitável para uma novela Global.
 Mesmo com tudo isso, a novela vai dar ibope e vai arrebentar com a audiência da Fazenda. Como eu diria, o Coronel Ramiro, de Ilhéus, excelente na interpretação de Antonio Fagundes, não só tomou as fazendas de Ilhéus de seus adversários, mas também vai tomar posse da Fazenda da Record.
Se a Globo tivesse criatividade, e fosse arrojada como nos tempos de Boni, ela manteria o horário da novela Gabriela colado na novela Avenida Brasil. E passaria a área de outros programas para o horário das 23hs.Mas isso seria possível se o diretor de entretenimento da Globo, fosse uma outra pessoa, que não o atual que está lá.
-> James Akel 
Portal da Televisão

Nenhum comentário:

Postar um comentário