quarta-feira, 6 de junho de 2012

Dia de Corpus Christi em Itabuna será marcado por Missa e Procissão


Um dia dedicado a adoração e a manifestações públicas de fé ao Santíssimo Sacramento – Jesus presente na Eucaristia. Assim será o Dia de Corpus Christi, que transcorre nesta quinta-feira, 7 de junho, para milhares de fiéis católicos de Itabuna que integram as 14 paróquias localizadas em diversos bairros da cidade. O ponto alto da programação será a Solene Concelebração Eucarística, marcada para as 15 horas, e a Solene Procissão de Corpus Christi, que acontece logo após a Missa.
Presididos pelo bispo diocesano de Itabuna, Dom Ceslau Stanula, os atos litúrgicos serão centralizados na Catedral de São José. Além dos fiéis, são esperados para as celebrações todos os sacerdotes, religiosos e religiosas de vida consagrada da cidade. A Festa de Corpus Christi é uma das mais importantes do calendário litúrgico católico e, de acordo com o Código de Direito Canônico, é uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de caráter obrigatório a participação na Missa e Procissão nesse dia.
A programação na Catedral de São José será iniciada às 5h, com a confecção dos tapetes ornamentais ao longo da Rua Nações Unidas, trecho inicial por onde passará a Procissão. Este trabalho é desenvolvido por centenas de jovens, casais e crianças que integram movimentos, pastorais e grupos católicos, bem como estudantes de diversas escolas privadas. Os Tapetes de Corpus Christi é uma tradição que atravessa séculos em diversas cidades brasileiras.
Às 7 horas, o pároco da Catedral, Moizes de Souza presidirá a celebração da Missa para a comunidade paroquial que, logo em seguida, se revezará em momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento. A partir das 13 horas a adoração estará a cargo dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística de todas as paróquias da cidade.

Corpus Christi


A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo."
A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: ‘Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Corpus Christi é celebrado 60 dias após a páscoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário