Começou a contagem regressiva para a realização dos tradicionais festejos juninos e o Ministério da Saúde divulgou alerta para que os cuidados sejam redobrados. Nesta época do ano, principalmente no Nordeste, é grande o número de acidentes que resultam em queimaduras.
O alerta vale para uso de fogos de artifício e de fogueiras e casos que envolvem crianças. As queimaduras podem variar de leves a gravíssimas, capazes de provocar a perda dos dedos das mãos ou mesmo de músculos.
O adulto deve se cercar de cuidados ao estourar fogos de artifício e não permitir que crianças manuseiem o produto.  Outra medida de prevenção é não estourar foguetes junto a residências, além de sempre utilizar equipamentos de proteção. O contato direto com a mão aumenta o risco de o rojão provocar uma amputação.
Em casos de acidente e quando a queimadura já tiver ocorrido, a vítima de ser levada imediatamente ao serviço de saúde mais próximo. Não se deve estourar as bolhas que se formam nem passar cremes, pomadas ou qualquer tipo de solução caseira no ferimento.