sábado, 23 de junho de 2012

CEPLAC APRESENTA SISTEMA CABRUCA NA RIO+20

Um painel, com três palestras e a exibição de um documentário sobre o sistema cabruca (plantação de cacau sob proteção de árvores da Mata Atlântica no sul da Bahia), marcou hoje (19) a participação da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) na Rio+20. A apresentação da Ceplac ocorreu no auditório da Embrapa Solos, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro (RJ), dentro da programação oficial do Ministério da Agricultura na Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável.

A palestra principal foi proferida pelo engenheiro florestal Dan Érico Lobão, do quadro da Ceplac, que falou para um público formado principalmente por ambientalistas, agrônomos, jornalistas e diversos outros formadores de opinião. Outro painel foi apresentado pelo presidente do Instituto Cabruca, Durval Libânio, seguido de um depoimento do produtor rural Guilherme Galvão, presidente da Associação dos Produtores de Cacau (APC).

O diretor-técnico da Ceplac, Edmir Ferraz, ressaltou a grande participação do público como balisador do sucesso da participação do órgão na programação do Mapa. “Vimos as pessoas pedindo que se desse mais tempo para nossas apresentações, porque o tema cabruca é apaixonante, e assim foi avaliado pelos presentes ao assitirem as palestras. O filme, por sua vez sintetizou a grande importância do sistema, trocando os números pela leveza da arte. Arrebatou a todos”.

O superintendente da Ceplac na Bahia, Juvenal Maynart avaliou o evento como de “absoluto sucesso”. Para ele, a sensação é de dever cumprido, uma vez que, após a Rio+20, a cabruca passa a ser vista com muito mais respeito no meio científico. “A Ceplac, como a única instituição de governo que tem insersão produtiva nos dois principais biomas de florestas tropicais do país, também sai mais forte dessa conferência. Durante todo o dia, nas diversas palestras sobre sistemas agroflorestais, a Ceplac foi citada como o órgão que tem capacidade técnico-científica para gerir um plano nacional agroflorestal. Não há dúvida de que saimos fortalecidos”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário