sábado, 23 de junho de 2012

Centro de Zoonoses realizará campanha contra raiva


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
 O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ilhéus já se planeja para o início da campanha antirrábica animal, que terá início no dia 9 de julho, e convoca toda população a vacinarem seus animais domésticos. A meta este ano é imunizar 80% da população de cães e gatos existentes na cidade, estimada em 34.751 animais, entre zona urbana e rural. Devem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses de vida e a vacina deve ser tomada uma vez por ano. Os animais entre três a seis meses de vida devem voltar para uma segunda dose após 30 dias.
No período da campanha, que seguirá até dia 9 de agosto, a vacinação será realizada de segunda a sexta-feira no CAE III, no antigo Sesp, localizado na avenida Canavieiras. Segundo informou o coordenador da Zoonose em Ilhéus, Aloísio Correia, a exemplo do que acontece em todo Estado Ilhéus também vai realizar o ponto alto da campanha no dia 28 de julho, quando postos de vacinação fixos e mais diversos postos volantes estarão implantados em várias áreas da cidade.
Durante a campanha antirrábica também serão feitos atendimentos em domicílios. Esse atendimento é destinado apenas aos proprietários de animais de grande porte, com dificuldade de locomoção e muito agressivos, ou ainda a pessoas que possuam mais de cinco animais de grande porte em casa. Assim como nos últimos anos, será realizada uma parceria com o curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), que cederá os alunos na campanha de vacinação.
Evite transmissão - É de extrema importância que cães e gatos sejam vacinados contra raiva, diminuindo a exposição deles a este vírus, que também pode ser transmitido a esses animais por mordida de morcego. Em 2011, em Ilhéus, foram registrados dois casos de raiva na zona rural da cidade, atingindo animais bovinos. Isto significa que o vírus ainda é circulante, e que pode vir a atingir também os seres humanos.
Quando a raiva é transmitida ao homem, quase sempre letal. A transmissão pode acontecer por meio de mordidas, arranhões, lambidas, ou pelo contato com a mucosa dos animais contaminados. Qualquer pessoa que for mordida por um animal silvestre deve imediatamente procurar atendimento em uma unidade de saúde mais próxima, para ser medicada. No entanto, o melhor a fazer ainda é se prevenir, vacinando os cães, gatos, dentre outros animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário