sábado, 14 de abril de 2012

Você já sabe que escovar os dentes após as refeições e visitar com frequência o consultório do dentista são atitudes fundamentais para ter dentes saudáveis


De olho no sorrisoDe olho no sorriso




14/4/2012      Você já sabe que escovar os dentes após as refeições e visitar com frequência o consultório do dentista são atitudes fundamentais para ter dentes saudáveis. Mas o que você pode não saber é que, além desses cuidados, alguns hábitos aparentemente inocentes também podem prejudicar o seu bem-estar oral. O dentista Marcelo Fonseca, fundador da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE) e integrante da American Society of Dental Aesthetics, lista os vilões da saúde bucal. 

Morder objetos e abrir embalagens com os dentes - “Esses hábitos contribuem para uma série de alterações que comprometem a saúde e a estabilidade dos dentes. Quanto mais frequentes, mais desgaste e alterações no posicionamento dentário eles podem causar. Em algumas situações, um movimento descuidado na hora da mordida e a pressão excessiva dos dentes sobre os objetos podem causar fraturas.”

Abusar dos fast foods - “A má higiene oral e uma alimentação à base de fast food são, certamente, os maiores males e causadores das doenças degenerativas da boca. Cuidar da alimentação e adquirir hábitos de higiene eficazes são fundamentais.”

Consumir açúcar e alimentos ácidos - “Devemos evitar alimentos ricos em açúcar refinado e ácidos, como frutas cítricas e refrigerantes. Eles podem favorecer o desenvolvimento de cáries ou mesmo levar ao desgaste do esmalte, camada externa do dente. Além disso, os açúcares favorecem a proliferação de bactérias, aumentando também o risco das doenças da gengiva.”

Relaxar na higiene bucal - “A higiene bucal deve ser feita com critério. Não se deve escovar os dentes às pressas. É indicado buscar a orientação de um profissional quanto à melhor maneira de higienização, que deve ser feita com escovação e uso de fio dental, além da complementação com uma boa raspagem da língua. Entre as principais refeições, é importante evitar alimentos que causam cárie, geralmente os que contêm açúcar em sua composição.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário