sábado, 28 de abril de 2012

Maioria dos hipertensos não consegue mudar dieta para controlar doença



Apenas 13% dos hipertensos sob tratamento consomem sal na quantidade ideal para controlar a doença, diz uma nova pesquisa feita pelo Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP). Os dados fazem parte da campanha de conscientização para a população, que acontece nesta quinta, 26, Dia Nacional de Combate à Hipertensão.
Desenvolvido entre 2009 e 2011, com uma população de 949 pacientes em tratamento para hipertensão arterial ou para insuficiência cardíaca no Instituto, o estudo não deixa dúvida sobre a dificuldade do paciente com pressão alta em mudar seus hábitos alimentares, mesmo quando isso é fundamental para a manutenção de sua saúde.
Para compilar os dados, foi usada uma fonte de dados que torna impossível camuflar as evidências do consumo excessivo de sal: a urina coletada ao longo de um dia. Mesmo nessa população que tem acesso a informação e a tratamento qualificados, apenas 13,5% dos pacientes atingiram a meta de consumo de sódio preconizada pela comunidade médica internacional, que é de <100 mEq/24h (menos que cem miliequivalentes de sódio por dia) ou cinco gramas de sal, que preenchem três colheres rasas de café.
Os dados são alarmantes, diz o Dr. Luiz Bortolotto, cardiologista e diretor da Unidade Clínica de Hipertensão, "já que a pressão alta, mal que acomete um terço da população brasileira, é a origem de 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal" - veja mais dados abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário