sábado, 28 de abril de 2012

Itabuna implanta novo exame e agiliza diagnóstico da dengue

As técnicas do Lacen orientam em Itabuna sobre o uso da sorologia NS1
A bióloga do Laboratório Central, Isolina Miguez, responsável pelo diagnóstico laboratorial da dengue no Lacen, em Salvador, e a técnica de laboratório Isabel Cristina Cerqueira Rodrigues estão durante toda esta semana qualificando a equipe operacional e implantando o sistema de sorologia NS1 no laboratório da Secretaria Municipal da Saúde, em Itabuna, que funciona no anexo do Centro de Saúde José Maria Magalhães, antigo Sesp.
Isolina Miguez explica que, com a sorologia NS1, a equipe de Itabuna poderá cobrir todos os pacientes desde a fase aguda até a clínica, ou seja, do primeiro ao quinto dia. O laboratório local foi reequipado e vai receber material suplementar ainda nos próximos dias para fazer dois tipos de exames, o Elisa NS1 e o Elisa IgM, que vinham sendo realizados fora da cidade, o que demandava mais tempo para confirmação dos casos.
A técnica ressalta que o novo sistema agiliza a resposta para os pacientes  itabunenses e também das demais localidades circunvizinhas sob jurisdição da 7ª Dires. “Para isso, fizemos um levantamento das necessidades do laboratório local, onde atuam dois bioquímicos e dois profissionais de nível médio”, diz.
Também esta semana, no auditório do Itabuna Palace, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Sesab, Jesuína Castro, ministrou capacitação para médicos e profissionais que atuam na linha de frente do combate à dengue, com o objetivo de aprimorar o protocolo de atendimento aos casos da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário