quinta-feira, 19 de abril de 2012

DIA DO ÍNDIO Reduto indígena do Nordeste

Censo revela que Pesqueira, Agreste, tem 9.335 descendentes dos primeiros povos brasileiros, a maior população da região



Marcos Xucuru diz que há mais índios no local / Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

Marcos Xucuru diz que há mais índios no local


No Dia do Índio, comemorado nesta quinta-feira em todo o Brasil, a cidade de Pesqueira, no Agreste pernambucano, se consolida como o maior reduto indígena do Nordeste. São 9.335 índios que residem no município, segundo o Censo 2010 sobre a População Indígena no País, divulgado ontem. Os dados mostram que a população de índios em Pesqueira aumentou aproximadamente 280% em dez anos. No Censo 2000, esse número só chegou a 2.455.
O IBGE, índios e um historiador especialista em demografia indígena concordam em relação aos motivos para o crescimento acelerado. Entre eles, estão a demarcação do território, homologado em 2001, o retorno de índios que residiam no Sudeste à terra de origem e o aprimoramento das formas de identificação de indígenas.

No ranking do Nordeste, Pesqueira é seguida por Salvador, capital baiana, e Marcação, na Paraíba. Entre as dez cidades nordestinas com mais índios, ainda aparece a pernambucana Tacaratu, na 9ª colocação, com 4.095 indígenas. Um fato curioso é que dos 184 municípios de Pernambuco só 19 deles, segundo o Censo 2010, não apresentam índios.

Na lista dos Estados, Pernambuco aparece em quarto lugar do Brasil e segundo do Nordeste, com 53.284, perdendo apenas para a Bahia na região. De acordo com Nilton Nadai, chefe da unidade do IBGE no Estado, o aumento da autodeclaração é um fator importante no crescimento da população indígena em Pesqueira. "Antes, os índios podiam ser registrados como pardos, mas agora há investigação sobre a raça e a origem", explicou.

O historiador Edmundo Monte ressalta que a violência no início da década de 2000 pode ter levado muitas pessoas a não se considerar índio, por medo. "Ocorreram muitos assassinatos de índios nessa época, como o do cacique Chicão, no fim da década de 1990. Também tem a questão da homologação das terras indígenas em 2001 e o retorno de muitos índios que moravam no Sudeste", ressaltou.

Para o cacique Marcos Luidson Araújo, da etnia Xucuru, que se concentra em Pesqueira, não é surpresa que a cidade apareça entre as que mais têm índios do Nordeste. "Só não sabia que estávamos em primeiro lugar. E o nosso censo mostra um total de 11,2 mil xucurus em Pesqueira", contesta o cacique.

ÍNDIOS NO BRASIL - Pelo Censo 2010 sobre a População Indígena, 817 mil pessoas se autodeclararam índios no Brasil, o que representa 0,4% da população total. Não foram alvo da pesquisa os povos indígenas brasileiros considerados índios isolados. Pela própria política de contato, não foram entrevistados, segundo o IBGE.

De acordo com o Censo, entre 1991 e 2010, a população indígena se expandiu de 34,5% para 80,5% dos municípios do País. Os dados divulgados ontem mostram que o Nordeste assumiu, no lugar do Sudeste, o posto de região com mais índios residindo em área urbana.

O Amazonas continua sendo o Estado com mais índios do Brasil. No ranking das dez cidades brasileiras com mais índios, seis delas são amazonenses. O município com maior população indígena do País é de lá, São Gabriel da Cachoeira, com 29 mil indígenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário