domingo, 22 de abril de 2012

Cheias de Charme, uma novela indispensável!



“Cheias de Charme” estreou em grande estilo, se tornou intima do telespectador e, em apenas uma semana, causou a impressão que está há tempos no ar.

A trama muito bem elaborada por Filipe Miguez, Izabel de Oliveira e equipe, com direção de Denise Saracene, de certo modo inova a teledramaturgia brasileira. Com um enredo popular, a novela se identifica com a chamada classe “C” sem deixar de agradar a gregos e troianos.



“Cheias de Charme” também chegou para mostrar que uma grande historia não precisa ser contada através de um elenco composto por atores veteranos e consagrados em sua maioria. A novela traz talentos há tempo no vídeo como Claudia Abreu, Taís Araujo, Leandra Leal, Aracy Balabanian, Daniel Dantas, Tato Gabus Mendes, Marcos Palmeira entre outros, como também tem atores que estão se consagrando cada vez mais na TV como Bruno Mazzeo, Malu Galli, Ricardo Tozzi, Isabelle Drummond, Alexandra Richter, Juliana Alves entre outros.



Talentos promissores também são apresentados na novela, como Titina Medeiros, que está perfeita como a maliciosa empregada Socorro, que é hilária de tanto armar para se dá bem no Rio e jamais voltar pro Piauí, sua terra natal.


Uma novidade que talvez passe despercebida pelo telespectador dessa nova geração é a participação de Claudio Tovar na novela. Tovar vive o personagem Seu Malaquias, proprietário do bufê onde trabalha Sidney (Daniel Dantas), o pai de Rosário (Leandra Leal). Pra quem não conhece a carreira de Claudio Tovar, o ator é veterano na TV e no teatro. Ficou ainda mais conhecido na TV, quando apresentou o programa infantil “Lupu Limpim Clapa Topô” na extinta Rede Manchete, na década de 1980, juntamente com sua esposa Lucinha Lins.


É na simplicidade do dia a dia de três jovens e batalhadoras empregadas domésticas que se desenvolve uma grande história. Penha (Taís Araújo), Rosário (Leandra Leal) e Cida (Isabelle Drummond) são as protagonistas que vestiram muito bem seus papeis. Claudia Abreu, como não poderia deixar de ser, está impecável com sua vilã cômica Chayene, uma cantora brega que já teve a fama a seus pés, faz de tudo para se manter no estrelato e tem pavor de pensar em cair no ostracismo. Ao mesmo tempo, as jovens e determinadas empregadas domésticas conseguem uma maneira de se livrar do preconceito, além de superar suas angustias e obstáculos através do trabalho honesto e da esperança de um dia poderem mudar de vida.


“Cheias de Charme” também é música. A novela apresenta a vida dos cantores já consagrados Chayene e Fabian (Ricardo Tozzi) e dos que buscam um lugar na fama como Rosário, que sonha em se tornar uma cantora e compositora de sucesso desde criança.


A música nunca esteve tão presente, com tanta veracidade e naturalidade através dos personagens numa novela, digamos, musical. As cenas com músicas cantadas pelos personagens nem de longe se tornam apelativas ou desnecessárias. Tudo é muito bem composto, muito bem dirigido e muito bem apresentado. Claro que os atores estão tirando de letra e impressionando no canto. Ao mesmo tempo, as coreografias entram em total sintonia com os personagens e a música, sem também se tornarem apelativas ou desnecessárias. E olha que a novela promete ainda mais e pra melhor!
Não posso esquecer a agradável e criativa abertura, que já conquistou!



O texto transforma a rotina do dia a dia da vida real numa atração gostosa de se vê. Tanto vem composto por alguns clichês atualizados como surpreende e agrada na simplicidade, se identificando com o telespectador como a cena de Penha no mesmo ônibus com a amiga Cida, ambas sentadas em cadeiras diferentes, evidentemente por não terem conseguido se sentar juntas por conta do veiculo lotado. Até que o assento ao lado de Penha desocupa ao mesmo tempo que a atenta Cida consegue, finalmente sentar-se ao lado da amiga. Outra cena com texto simples, porém notório foi a que Socorro (Titina Medeiros) diz pra o irmão, Naldo (Fábio Lago), que o banheiro está precisando de papel higiênico, logo após ela ter urinado. Resumindo: a novela também transforma hábitos corriqueiros do nosso dia a dia, numa deliciosa atração de se vê, através de um texto preciso, que poderia até ser desnecessário, ao mesmo tempo que se torna indispensável se muito bem escrito, dirigido e interpretado.


E é isso! “Cheias de Charme” realmente se torna marcante a cada dia. Ganchos perfeitos que deixa a gente com aquela vontade de vê o próximo capítulo. Um delicioso vício que prende o estômago quando pensamos que o capítulo vai acabar. Que a novela continue assim, com muito charme, segurando a peteca até o fim, pois certamente tem muito para contar e agradar e que também dure longos meses no ar.

2 comentários:

  1. Anônimo13/6/12

    adoro essa novela todos os dias assisto.

    ResponderExcluir
  2. em essas enpreguetes são muitos lindas mas a mais que eu gosto e e mais linda e a cida

    ResponderExcluir