quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Médicos enxertam pele do pênis para substituir pálpebras de bebê

Médicos enxertam pele do pênis para substituir pálpebras de bebê
Um bebê que nasceu sem pálpebras foi salvo depois que médicos resolveram utilizar a pele do prepúcio do recém-nascido como enxerto. A ausência de pálpebras, considerada uma defeito raro, faz com que seja impossível fechar os olhos, prejudicando o funcionamento da córnea, que por sua vez leva à cegueira.

A intervenção médica foi realizada pelo cirurgião Asher Milstein, especialista em óculo-plástica, que decidiu realizar a operação exatamente oito dias após o nascimento do bebê, aproveitando o momento da tradicional circuncisão em crianças do sexo masculino.

Em entrevista à BBC Brasil, Milstein explicou que a pele do prepúcio do pênis tem a textura "idêntica" à pele das pálpebras e que ambas são consideradas as peles mais finas do corpo humano.

O prepúcio é uma dobra de pele (prega cutânea) que cobre a extremidade do pênis. Tem uma função protetora e erógena, além de manter os tecidos genitais úmidos e protegidos do frio e eventuais ferimentos.

Milstein diz que, inicialmente, considerou a possibilidade de enxertar pele retirada da região que fica atrás das orelhas - técnica geralmente utilizada em casos semelhantes. No entanto, o bebê também apresentou um problema na região do nariz e pode vir a necessitar daquela porção de pele e de cartilagem para uma cirurgia futura. Após análise, o médico tomou a decisão inédita de utilizar a pele do prepúcio do próprio bebê, que seria retirada na circuncisão.

Após a operação, os olhos do bebê mantiveram-se fechados durante três semanas, para que pudessem cicatrizar. Passado este período, os médicos realizaram exames que concluíram que a visão do recém-nascido funciona normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário