quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Lavagem do Beco do Fuxico contará com esquema especial de segurança

Os foliões poderão se divertir à vontade durante a Lavagem do Beco do Fuxico, no dia 4 de fevereiro, data do Carnaval Cultural de Itabuna. A Prefeitura, em parceria com a Polícia Militar, montará um esquema especial de segurança, envolvendo as secretarias de Indústria, Comércio e Turismo, Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran).
De acordo com o Capitão Ferreira Lopes, a PM disponibilizará 130 homens, distribuídos entre cavalarianos, com patrulhas no circuito e adjacências. A Guarda Municipal terá 50 homens na área e a Secretaria de Trânsito de Itabuna (Settran), destacará um efetivo de 30 homens. A concentração será no Jardim do Ó, a partir das 17 horas, com todos os blocos tradicionais, que percorrerão Avenida Cinquentenário e a Praça Adami, passando por algumas transversais, até chegar ao Beco do Fuxico.
Visando oferecer maior segurança às pessoas que acompanharão a Lavagem, desde o início do mês vêm ocorrendo diversas reuniões. De acordo com o secretário Carlos Leahy, a segurança do evento é a principal solicitação do prefeito Azevedo. “É uma cobrança do nosso prefeito, a realização do evento dentro da mais tranquila ordem e que todos possam desfrutar da lavagem do Beco do Fuxico com a maior segurança”, declarou.

Ala das Baianas
Além da participação dos blocos afros e minitrios, a Lavagem do Beco contará com a tradicional participação da Ala das Baianas, com a presença de 50 a 60 mulheres, que distribuirão água de cheiro e flores no circuito da festa. De acordo com Pai Gildo, integrante do Centro Religioso Ilé Axé Odara, a participação do grupo das baianas na Lavagem do Beco é tradição na cidade.

Organização
Para que o folião possa brincar tranquilamente na Lavagem do Beco do Fuxico, não será permitida a venda de bebidas em garrafas de vidro e os salgados fritos não poderão ser preparados no próprio local. Também não será permitida a comercialização de espetinhos, uma vez que o material pontiagudo pode prejudicar a diversão dos foliões.
Sobre participação dos barraqueiros, o secretário Carlos Leahy informou que todos os ambulantes deverão comparecer à Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo para realizar a inscrição gratuita, já que serão organizados os locais de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário